Encontro pela Paz vai reunir 1537 escolas no Aterro do Flamengo

No próximo domingo, 2 de julho, as 1537 escolas do município do Rio de Janeiro realizarão um encontro especial no Aterro do Flamengo, reunindo milhares de alunos, professores e funcionários em ato pela paz. A partir das 9h, nas proximidades do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, os grupos participarão de atividades que pedem o fim da violência.

A Secretaria Municipal de Educação acredita que a questão da violência se tornou central na vida social do Rio de Janeiro. Desde o início do ano letivo, em fevereiro, a violência feriu professores e funcionários, matou uma criança e deixou mais de 104 mil alunos de 320 escolas públicas sem aulas em bairros e comunidades como Lins, Complexo da Maré, Complexo da Penha, Complexo do Alemão, Vila Kennedy, Caju, Cidade Alta, Complexo do Chapadão, Acari, entre outros.

Por isso, as escolas desejam construir lugares de paz, sem violência, racismo, preconceito e humilhação, com o mote “Aqui é um lugar de paz”. O Encontro pela Paz terá apoio da organização humanitária Aldeias Infantis SOS, que trabalha há 50 anos no país na defesa dos direitos de crianças e jovens, de Instituições científicas, como a Fiocruz, grupos organizados, como escoteiros e capoeiristas, e de entidades como Unesco, Unicef, Observatório de Favelas, Rede da Maré e Comdef- Rio (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência).

Durante o encontro, colaboradores da Aldeias Infantis SOS promoverão rodas de leitura e debates sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, a partir do gibis da Turma da Mônica “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, elaborado pela Aldeias Infantis em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa. Ao final das rodas de leitura, cada estudante será incentivado a resumir o significado dos objetivos globais de sustentabilidade em uma palavra.

error: Conteúdo protegido !!