Fala Velho Escriba, por Jota Carvalho – 22/07

Falo SIM!

 

Dormiu eleito e acordou suplente

Em 1992, o líder comunitário, Eraldo Sardinha, do bairro Cacuia, em Nova Iguaçu, quase realizou um sonho perseguido com vontade e muita prestação de serviço, principalmente, às comunidades carentes do lugar: ser vereador.Sardinha, então filiado ao PTR, sigla presidida pelo emancipador de Mesquita, José Montes Paixão, brigava com um dos dinossauros da política local, Mário Marques, que tentava se reeleger pelo mesmo partido. A apuração dos votos ainda era nos mapas e as cédulas depositadas nas urnas. A Equipe Sardinha montou verdadeira ‘operação de guerra’ para fiscalizar a contagem nas zonas eleitorais. A 82ª era o principal reduto do Eraldo e a mais ‘vigiada’. O trabalho aconteceu no ginásio do SESI, no bairro da Luz e entrou pela madrugada. Na moral, no voto, deu Sardinha, mas a galera preferiu não fazer festa, pois em política tudo se espera. Entretanto, era nítida a alegria no rosto de cada um dos que batalharam pela vitória do magro bom de papo. O bonde saiu do SESI rumo ao Cacuia, engrossado por pessoas que tentavam se aproximar do ‘futuro quase vereador’. O Grupo dos 13 Homens de Ouro da campanha fez a última reunião, agradeceu os esforços e todos foram dormir, por volta das três da madrugada. No dia seguinte, a notícia que ninguém esperava: Mário Marques, o segundo colocado, foi alçado à condição de eleito e Eraldo Sardinha rebaixado à suplência. O que houve? Ninguém sabe; ninguém viu.Apesar da frustração, este Velho Escriba (criador dos 13 Homens de Ouro) aprendeu mais uma lição na Estrada política. Dalí em diante, Sardinha não se empolgou em concorrer novamente e Mário Marques seguiu célere na carreira parlamentar. Dos personagens aqui citados Sardinha e Paixão já faleceram.

 

O Fato da Foto

Primeiro níver do semáforo apagado
Conversando com algumas pessoas que trabalham ou residem nas proximidades do semáforo, ou sinal luminoso (foto), localizado na travessia – movimentadíssima, por sinal – em frente à estação do trem de Comendador Soares, Nova Iguaçu, este Velho ficou sabendo que em setembro o mesmo completará um ano sem funcionar. Apesar de reclamações serem feitas ao setor de transportes da prefeitura, nada foi feito e o risco de acidentes e morte de pedestres continua vivo. Alguns pensam em fazer um bolo e cantar ‘parabéns pra você’ embaixo dos faróis sem funcionar. “Só assim, talvez, alguém deve se mexer e resolver o problema”, disse um comerciante ambulante.

 

Rapidinhas do Velho

 

>> Segundo matéria do repórter Davi de Castro, publicada ontem aqui no JH, o mandato da deputada estadual Daniele Guereiro (PMDB) continua em risco, além da punição de inelegibilidade por oito anos.
>> De acordo com o processo que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), seu marido e ex-prefeito de Mesquita, Gelsinho, também ficará inelegível por igual período.
>> No julgamento do dia 17, o casal perdeu de 5 a 0. A sentença de condenação não foi publicada porque o jurista Raphael Matos pediu “vistas” ao processo.
>> O mais incrível de tudo é que GG, como é conhecido o ex-prefeito de Mesquita, ainda sonha em ser deputado estadual, eleito pela cidade que administrou e largou ao ‘deus dará’ logo assim que soube da derrota para Jorge Miranda.
>> Na mesma pegada, podemos colocar o ex-presidente Lula da Silva. O ex-torneiro mecânico de São Bernardo do Campo, mesmo condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, diz que quer voltar a ser presidente da República.
>> A diferença entre GG e Lula é que o segundo pegou gancho de 9 anos e meio aplicado pelo juiz Sérgio Moro e o segundo ainda aguarda o gancho do TRE. Em Mesquita o povo ri muito quando sabe que o GG quer se candidatar.
>> Dois clubes sociais tradicionais na Baixada Fluminense foram destruídos por administradores incompetentes: Esporte Clube Iguaçu e Vasquinho de Morro Agudo. Ambos estão com processos rolando na Justiça e seus sócios proprietários a ver navios.
>> Cidade-Boate é como está sendo chamada Nova Iguaçu pelas centenas de ruas às escuras ou quase isso. O pior é que a taxa de contribuição da iluminação pública é cobrada nas contas de luz. Para onde vai esse dinheiro? A Light diz que é repassado aos cofres da prefeitura.
>> Por hoje é só. Sábado que vem tem mais. Abraço em todos e boa semana!

*Email para esta coluna: jota.carvalho@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!