Visão Geral – 18/08

Bola Cheia

Excelente notícia para quem vive em Belford Roxo, a promessa feita pelo presidente da Cedae, Jorge Briard, durante audiência pública realizada na última terça-feira (15), na Câmara Municipal. “Daqui a um ano o abastecimento de água estará normalizado em todas as residências e estabelecimentos de Belford Roxo”.
Segundo Briard, o investimento é de R$ 84 milhões. #Boa!!!

 

Bola Murcha

Até ontem, quem mora e trabalha no centro comercial de Comendador Soares busca entender o porquê do ‘apagão eterno’ da sinalização de trânsito na área. “Vários apelos foram feitos, mas nada resolvido. A prefeitura diz que não há dinheiro para colocar os faróis funcionando novamente. Estamos pensando ‘comemorar’ um ano de sinais apagados”, disse um dos comerciantes a esta coluna. #FaltaVontade

 

Dono de terreno invadido pela
prefeitura quer sua área de volta

Extra On Line

O empresário Sebastião Carlos Grusman, proprietário da área invadida pela Prefeitura de Duque de Caxias, informou que está ingressando na justiça com pedido de reintegração de posse do terreno e indenização por danos morais. A área foi invadida no dia 20 de janeiro por ordem do prefeito Washington Reis. O empresário já havia feito a notificação extrajudicial, registrada no Cartório Fausto Vieira, no dia 21 de julho, para que a Prefeitura interrompesse as obras e promovesse a desocupação do imóvel, o que não ocorreu até o momento. A área total de sua propriedade mede cerca de 50.000m2 e está localizada na Rodovia Washington Luiz, no 1º distrito do município.
Em meados de julho, como noticiou o Capital, o empresário fez um registro de ocorrência na Delegacia de Proteção do Meio Ambiente, da Polícia Civil (RO nº 200-00264/2017, denunciando a destruição e danos em local de preservação permanente, aterramento de manguezal e construção em solo não edificável promovidas pela Prefeitura. Sebastião Grusman exibiu documentos comprovando a titularidade do terreno, denominado Sítio Santana, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde os anos 70, pagando regularmente os impostos, cujas guias são emitidas pelo Governo Federal, além do IPTU dos 26 lotes que integram a área.
A Prefeitura já é alvo de investigação pelo Ministério Público Federal, por crime contra o meio ambiente no processo nº 00043452/2017. Além disso, Washington Reis, que possui uma condenação por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao regime semiaberto, também por crime ambiental, e aguarda julgamento de recurso, responde a outro inquérito, também no MP, novamente por crime semelhante em área próxima ao centro empresarial Washington Luiz (processo nº 130017.000260/2017-68 – Criminal), a poucos quilômetros dos lotes pertencentes ao Sr. Grusman.
Sebastião Grusman disse ao Capital que sua ideia inicial era implantar no local um centro de acolhimento para dependentes químicos. O projeto incluía dormitórios, acompanhamento por profissionais qualificados, creches para os filhos das pessoas em tratamento, escola de ensino fundamental, cantina, tratamento odontológico, cursos profissionalizantes e distribuição de cestas básicas. “Por causa das ações do prefeito, não pude implantar o projeto e agora farei isso em Japeri, onde já fiz a aquisição de outra área para que o projeto vire realidade”, complementou o empresário. (Fonte: Jornal Capital, Mercado & Negócios).

 

Xerém discute
segurança

Moradores de Xerém, em Duque de Caxias, vão discutir segurança pública com autoridades da cidade na próxima terça-feira (22). A primeira Reunião de Integração Comunitária do 4º Distrito vai acontecer a partir das 9h30, no Colégio Estadual Círculo Operário, na Avenida Tiradentes, e contará com a presença de autoridades de segurança do estado e do município, como o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Sergio Porto, o subcomandante Major Fábio Costa, o secretário municipal de Políticas de Segurança, Robson Paschoal Alves. O assunto será discutido com lideranças comunitárias e moradores da região.

 

Miranda exalta
judiciário

“É ótimo que a política esteja judicializada”, comentou o prefeito Jorge Miranda (PSDB) durante o 1º Seminário de Direitos Humanos realizado na noite de quarta-feira (16) na UNIG, em Nova Iguaçu. Miranda disparou a declaração ao comentar o processo de impeachment movido pelos vereadores do município, que chegou a afastá-lo do cargo, mas veio a ser invalidado pela Justiça. O tucano afirmou ainda que a intervenção do judiciário nas atividades do legislativo e executivo em todas as esferas nacionais “é a única chance de mudança que temos”.

 

Cristina Quaresma
faz balanço

No evento, Miranda acompanhava a secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, que apresentou o balanço de sua pasta para uma plateia composta por alunos e professores da universidade, além de integrantes de ONGs. Ambos responderam perguntas sobre os desafios enfrentados pela gestão, nos primeiros oito meses deste ano.

 

Proposta reforça
ensino médio

Foi publicado, no Diário Oficial desta semana, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 53/2017 – de autoria do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), que torna obrigatória a instrução de Espanhol, Sociologia, Filosofia e Arte nos três anos do ensino médio, nas redes pública e privada do Estado do Rio de Janeiro. Para Waldeck, a PEC busca garantir na constituição do estado que os jovens do ensino médio tenham direito à formação mais geral, com um fim em si mesmo. “Nós vivemos um momento de forte risco de apequenamento do currículo”.

 

Aposta na educação
contra violência

Prossegue Waldeck: “a Reforma do Ensino Médio, que eu prefiro chamar de Contra Reforma, em vigor desde fevereiro ao ano passado, assegura a obrigatoriedade apenas da matemática e do português. Isso é muito reducionista do ponto de vista da formação de jovens e adolescentes. Estamos falando de uma etapa sensível da formação humana, mais ainda no estado do RJ, que infelizmente tem sido pródigo em criminalizar e até assassinar jovens de origem popular. Por isso, é muito importante apostar na educação como principal estratégia de redução de combate à violência”, explica.

 

Artes ajuda formar
seres humanos

A PEC prevê ainda que a disciplina de Arte seja composta pelas artes visuais, a dança, a música e o teatro. Para o deputado, que também é professor, o ensino de Artes não desempenha apenas o papel de cumprir grade curricular, desenvolver as habilidades emocionais dos jovens, ou ajudar o estudante a ser aprovado em exames como o ENEM. “As artes, principalmente na realidade que vivemos, são importantes para formação de seres humanos”, enfatiza.

error: Conteúdo protegido !!