Visão Geral – 19/08

Bola Cheia

Mandou bem, a PMJ! Na última quarta (16), a Prefeitura de Japeri multou a Light em R$ 184.582,30 por infração ambiental no município. A empresa de energia elétrica é acusada de descartar irregularmente galhos de poda de árvores na Avenida dos Alpes, em Engenheiro Pedreira, causando transtornos ao trânsito e pedestres. #FoiOSegundoFerroQueALightLevou.

 

Bola Murcha

Ainda no ‘gancho Light’, a coluna volta a perguntar: o que é feito da grana paga todo mês nas contas de luz? Uma coisa é quase certa: o dinheiro não é investido na iluminação das ruas como deveria. É só ver a escuridão que domina a maioria das vias da Baixada Fluminense. Segundo a Light, a contribuição de iluminação pública é toda repassada aos cofres das prefeituras. #EAíPrefeitos?

 

Educação e Saúde de Caxias adotam força-tarefa

Gabriel Bento / Divulgação

Duque de Caxias acaba de dar um importante passo. A secretária de Educação, Marise Ribeiro, e o secretário de Saúde, José Carlos de Oliveira, em conjunto com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), assinaram Termo de Acordo para implementação do programa Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais, que prevê a redução e prevenção dos impactos da violência, nas escolas e unidades de saúde, localizadas em áreas vulneráveis. O acordo é válido por dois anos, e pode ser prorrogado por igual período e não prevê aplicação de recursos financeiros entre as partes. “Infelizmente essa situação é real e temos que aprender a lidar com ela. Portanto, é preciso unir forças: a saúde por lidar com a vida e nós por formarmos. Com estratégias inteligentes a gente conseguirá minimizar os impactos causados pela violência. A educação estará sempre de portas abertas para receber importantes ações como essa”, destacou a secretária de Educação, Professora Marise Ribeiro.
O secretário de Saúde, José Carlos de Oliveira, por sua vez, está confiante no sucesso da parceria. “Buscamos a excelência do trabalho do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e por meio do Programa Acesso Mais Seguro pretendemos levar um pouco mais de tranquilidade aos que trabalham e acessam os territórios mais vulneráveis à violência urbana. Nossa preocupação é com os nossos profissionais e os usuários dos nossos serviços”, acrescentou.
Criado em 2009 pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, o Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais treina funcionários da educação e saúde para que orientem e sejam multiplicadores das ações e sobre como agir em situações de violência armada, crises, stress ou confrontos.
“Com a adoção desse programa já obtivemos resultados significativos. Os profissionais passam a adotar medidas de autoproteção e protocolos de segurança para casos de emergência. Eles adquirem maior confiança para atuar em seu ambiente de trabalho. O programa também contribui para reduzir o impacto da violência na população e no patrimônio”, explicou a representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Ana Cristina Monteiro. “Estaremos trabalhando as consequências e não as causas, que precisam de um trabalho integrado de diversos segmentos das autoridades e da sociedade”, acrescentou a assessora do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Lívia Schunk.
De acordo com a subsecretária de Ensino, Cláudia Viana, já foram escolhidas 30 escolas da rede, classificadas em situação de risco, para serem contempladas pelo programa. “Nós avaliamos as vulnerabilidades e condições de segurança dos funcionários e escolas, além da definição de ações e estratégias específicas para implementar a metodologia”, informou a subsecretária.

 

Nilópolis 70 anos

O município de Nilópolis completará 70 anos de emancipação político-administrativa, nesta segunda, 21 de agosto. E o prefeito Farid Abrão preparou uma programação especial com muita festa para os moradores. “A programação incentiva o uso dos espaços urbanos da cidade estruturados para o lazer e a diversão em família”, diz Farid. Os eventos, como por exemplo, o passeio de bicicleta, visa estimular os nilopolitanos à prática de atividade físico-esportiva, além de trabalhar o condicionamento físico e mental.

 

A programação

19/8 – 19h – Culto em comemoração ao Aniversário da Cidade, na Igreja Cristã Comunhão em Família, na Rua Elizeu de Alvarenga nº 1022, Centro; 20/8 – 7h – 1º Passeio Ciclístico no Gericinó, no Parque Natural do Gericinó?; 9h – Ação Social no Bairro Cabuís, na Rua Antônio Pereira em frente à Escola Municipal José D’Alessandro?; 11h – Futebol Master do Bangu x Master de Nilópolis, na Vila Olímpica da cidade; 21/8 – 6h – Alvorada e Salva de 21 Tiros; 7h – Hasteamento da Bandeira na sede da Prefeitura; 8h – Desfile Cívico na Av. Mirandela; 19h – Missa em Comemoração ao Aniversário da Cidade, Igreja de São Sebastião, na Rua Getúlio Vargas nº 535, em Olinda; 27/8 – 7h – Corrida em Comemoração ao Aniversário de 70 Anos, no Parque Natural do Gericinó.

 

Internação de menores

A juíza Vanessa Cavalieri, da Vara da Infância e Juventude da Capital, determinou a internação provisória dos dois menores acusados de envolvimento na morte da policial militar Elisângela Cordeiro, de 41 anos. A audiência de apresentação foi realizada na quarta-feira, 16. Na ocasião, a magistrada designou a próxima audiência para o dia 13 de setembro. Elisângela Cordeiro foi baleada na cabeça durante assalto na madrugada do último sábado, 12 de agosto, na Avenida Pastor Martins Luther King, em Coelho Neto, Zona Norte do Rio.

 

Doação de sangue
em Seropédica

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, está promovendo campanha para Doação de Sangue, destinado ao Hemorio. Com o slogan “Doar Sangue é Compartilhar Vida”, a doação vai começar às 8h do dia 20 de setembro.
Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue, leia abaixo algumas orientações antes de decidir pela sua doação.

 

Requisitos básicos

Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);
estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias – jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais: pesar no mínimo 50 Kg; não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação

 

Para finalizar…

Nem pensar em doar sangue caso a pessoa esteja com febre acima de 37°C, gripada ou resfriada, grávida no momento ou 90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana. Casos como amamentação até 1 ano após o parto, uso de alguns medicamentos, anemia, cirurgias, extração dentária (sete dias), tatuagem, vacinação e transfusão podem impedir o ato. Mais esclarecimentos serão fornecidos durante a entrevista clínica que precede a doação.

error: Conteúdo protegido !!