Gestantes de Mesquita têm aulas de Pilates de graça

Segundo especialistas, fazer aula de Pilates oferece muitos benefícios durante a gestação. Por ser um exercício de baixo impacto, não provoca sobrecargas nas articulações das gestantes, além de oferecer aumento da flexibilidade, fortalecimento muscular, consciência corporal, relaxamento e uma respiração mais adequada. As gestantes de Mesquita contam com aulas de Pilates de graça. O serviço é oferecido no Centro de Especialidades da Mulher, Criança e Adolescente de Mesquita (CEMCAM), da prefeitura.

O  CEMCAM faz parte do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), da Secretaria Municipal de Saúde. A unidade funciona no primeiro andar da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, na avenida União, 676, bairro Santa Terezinha.

“O Pilates é recomendado a partir do inicio do quarto mês de gestação, com autorização médica, e pode ser feito duas vezes por semana. As pacientes são encaminhadas pelas unidades de saúde para  CEMCAM, e os atendimentos são feitos por agendamento”, explica a fisioterapeuta Daniela Barcia Lippi, médica responsável pela aulas de pilates.

Com sete meses de gestação, Caroline Rossinatti Yonamine, de 26 anos, começou a fazer aula de pilates desde o quarto mês de gravidez. “Eu estava fazendo o pré-natal na unidade Estratégia Saúde da Família Sete Anões, no bairro Santa Terezinha. Estava um pouco acima do peso, e a médica percebeu que eu estava com a respiração muito cansada. Ela me encaminhou e logo comecei. Ajudou não somente a melhorar a respiração como  a dor nas costas. Fiz reeducação alimentar e também perdi peso. O pilates é uma maravilha. E ainda ajuda no parto”, anuncia Caroline.

Amanda Santos de Araujo, de 28 anos, está no quarto mês de gravidez e também já começou nas aulas de pilates do CEMCAM. “A médica me indicou porque tenho tendência a ter diabetes, então faço reeducação alimentar, caminhada e pilates, tudo por recomendação médica. A minha disposição melhorou muito depois disso”, completa Amanda.

 

Confira mais benefícios do Pilates na gestação:

– Fortalecimento e tonificação dos músculos de todo o corpo. Com músculos mais fortes, a gestante sente menos dores nas costas, movimenta-se com mais facilidade e tem mais disposição

– Ajuda a suportar melhor o peso da barriga

– Combate o inchaço

– Maior controle sobre o peso e melhor condicionamento físico

– Melhora a respiração e a circulação sanguínea

– Proporciona maior oxigenação do bebê

– Acalma o bebê, por haver menor concentração de cortisol na corrente sanguínea da mãe.

– Diminui o risco de incontinência urinária na gravidez e no pós-parto

– Facilita o nascimento no parto normal

error: Conteúdo protegido !!