Palestra e lançamento de livro são destaques no segundo dia da Semana de Educação Especial de Mesquita

Profissionais da área de Educação de Mesquita se reuniram nesta terça-feira, 22 de agosto, no auditório do Fórum, para comemorar o segundo dia da Semana Municipal de Educação Especial. O evento contou com o lançamento, em Mesquita, do livro “Alunos com síndromes raras – direito à educação de qualidade”, além de palestra com os autores Edicléa Mascarenhas Fernandes e Helio Ferreira Orrico.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Waltinho Paixão, da secretária de Educação, Thais dos Santos de Lima, da diretora de Educação Especial da pasta, Ilzani Valeria dos Santos, e demais secretários municipais. “Parabenizo a equipe da secretaria de Educação pela realização da Semana Municipal de Educação Especial e agradeço aos palestrantes pela presença. Esta palestra será de grande importância para o setor”, disse Waltinho.

Na ocasião, a secretária Thais Lima falou sobre os projetos para o setor. “Estivemos no sábado em um importante evento na UFRRJ, e já estamos começando a alinhar parcerias para a possível elaboração do Plano Municipal de Educação Especial de Mesquita, o que deverá ser uma importante iniciativa para a área”, anunciou Thaís.

Durante a palestra, Edicléa anunciou o apoio para a Educação Especial de Mesquita, e falou sobre o seu livro, lançado no final de 2016. “Mais do que nunca precisamos falar de educação especial, principalmente da inclusiva. Por isso já nos colocamos à disposição para colaborar com as políticas públicas para a área, em Mesquita. O livro que estamos lançando hoje no município fala sobre as modalidades da educação especial, a adequação curricular e a formação profissional para a educação inclusiva. Com o livro queremos ressaltar que os alunos com síndromes raras, sejam elas cognitivas, motoras, intelectuais têm direito à educação de qualidade”, destacou Edicléa, que é professora, doutora em ciência pela Fiocruz, mestre em Educação e coordenadora do Núcleo de Educação Especial Inclusiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Hélio Orrico aproveitou o encontro para convidar os profissionais para conhecer o Núcleo, e falou um pouco da importância da educação inclusiva. “Eu tenho retinose pigmentar, um doença hereditária que atinge cerca de 50 mil pessoas no Brasil. Esta doença foi tirando a minha visão aos poucos. No livro apresentamos, em uma linguagem acessível, uma proposta pedagógica de como os profissionais possam lidar com alunos com síndromes raras, e também falamos aos familiares sobre a importância do desenvolvimento educacional dos seus filhos. Convidamos a todos para conhecer o nosso material no blog http://neeiuerj.blogspot.com.br/”, completou Orrico.

A Semana Municipal de Educação Especial de Mesquita segue até o dia 25 de agosto. No dia 23 de agosto acontece a mesa redonda “Currículo e Práticas em Educação Inclusiva: Uma Relação Necessária”, às 8h30, na Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, em parceria com a gerência de Educação Infantil, que comemora a Semana Nacional de Educação Infantil. No dia 24 (quinta), os professores da rede vão ministrar oficinas de Educação Inclusiva nos turnos da manhã, tarde e noite. A escola Professor Marcos Gil recebe as atividades nos três turnos. Já a Rotariano Arthur Silva e Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, terão as oficinas nos turnos da manhã e da tarde. O encerramento (25) contará com uma mostra cultural na Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, às 13h, que fica na Rua Carlos Frahia, nº 101, no Cosmorama. “A mostra cultural contara com a apresentação do “Sobre Rodas”, com alunos surdos, e muitas outras atividades dos discentes da unidade”, completa a secretária, professora Thaís.

 

error: Conteúdo protegido !!