FALA VELHO ESCRIBA, por Jota Carvalho – 26/08

Falo, SIM!

Prefeito ‘fulano’ e presidente ‘sicrano’; o
prestígio em baixa da imprensa doméstica

Sem citar nomes para não comprometer fontes, é latente o esconde-esconde de notícias ‘quentes’ ou ‘de prima’, nas Câmaras de Vereadores, principalmente, e prefeituras da Baixada Fluminense. Segundo informantes, a ordem de não divulgar tudo à imprensa local parte dos presidentes das casas legislativas e dos prefeitos. O desprestígio aos profissionais da região se confirma quando ‘boas notas’, por exemplo, são publicadas nos jornais e sites sediados na Capital do Rio de Janeiro e outros estados da federação. Algumas vezes, se ouve, “o prefeito fulano mandou segurar, por enquanto” ou o “presidente sicrano não autorizou a divulgação”. Isso, em se tratando de imprensa doméstica, porque, horas ou dias depois, as frases podem ser lidas assim: “o prefeito fulano mandou soltar só para veículos de grande circulação, como TVs, que dão visibilidade política” ou o “presidente sicrano autorizou a divulgação nos jornais e sites de interesse da Câmara”. Lá se vão os tempos nos quais não havia internet e os políticos procuravam e até davam verdadeiras ‘bombas’, que quase sempre viravam manchetes e vendiam milhares de exemplares nas bancas, ou aumentavam a audiência das emissoras locais de rádio. Um setorista de câmara era respeitado e o repórter de política, também, nas cidades interioranas. O desprestígio de hoje por parte das autoridades faz veículos de pequeno porte se debaterem nas ondas da crise que o País vive e matarem um leão por dia para não fechar as portas e jogar profissionais nas ruas do desemprego. Infelizmente, é o quadro que vemos, salvo raríssimas exceções.

 

A Foto do Fato

Esta imagem, por si só pode se legendar. Trata-se de um dos momentos do ex-presidente Lula da Silva (PT) nos braços do povão nordestino durante sua caravana recente, iniciada logo após ele ser condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz federal, Sérgio Moro, por corrupção e lavagem de dinheiro.
Enquanto o recurso da sentença não é julgado pelo TRF4, o petista segue sua pré-campanha a presidente em 2018. Em um dos palanques que ocupou, Lula disse: “O Brasil não nasceu para ser essa merda que é”. Fecha o Pano.

 

Gente que trabalha

Estreamos esse espaço na coluna com o casal de empresários, Ney Peniel e Elielma, proprietários do Restaurante Peniel, que funciona de segunda a sábado, na Rua Pedrosa Lins, em frente à Universidade Iguaçu (UNIG).
“A crise é visível, mas não pode arrefecer a vontade de vencer. Só com trabalho diário conseguiremos a vitória”, diz Ney.
“Não nos abater, trabalhar e orar sempre por dias melhores, pode ser a receita para espantar a derrota”, acrescenta Elielma. Há sete anos, o Peniel vem conquistando novos clientes com sua especialidade: a comida caseira regada ao churrasco gaúcho. O bom atendimento é outro ponto positivo na relação com os fregueses.
O início da caminhada do casal no ramo, em Maricá, não foi nada fácil. Ney começou como faxineiro e Elielma, ajudante de cozinha. Ambos são exemplos de superação e vontade de vencer.

 

Rapidinhas do Velho

 

>> Perguntar não ofende. Quando as autoridades estaduais vão lembrar que fizeram promessas e mais promessas para acabar com a poluição no Rio Botas e nada aconteceu?

>> O Botas corta várias cidades da Baixada Fluminense e hoje é a principal rede de esgotos para milhares de famílias que moram nas proximidades, após ter seus peixes alimentado crianças e adultos, há 50 anos.

>> Um fenômeno interessante: o bairro Austin, em Nova Iguaçu, elegeu cinco vereadores em 2012 e, quatro anos depois, nenhum deles continuou no mandato e uma mulher, ‘Renata da Telemensagem’ passou a representar o lugar na Câmara.

>> Alguns dos que acompanham a coluna pedem bis da nota cujo título e conteúdo falam sobre o candidato a vereador Eraldo Sardinha (já falecido), do antigo PTR iguaçuano, que dormiu eleito e acordou suplente. Podem aguardar.

 

>> Ainda na pegada do ‘dormir com’ e ‘acordar sem’, na década de 1990, Leda Gomes, mulher do prefeito de Nova Iguaçu, Altamir Gomes, ambos do PDT puro sangue, conseguiu se reeleger deputada estadual, mas, na recontagem, dançou.

>> Ernani Boldrim, um dos fundadores do PMDB na cidade, desconfiou de algo, pediu e conseguiu que se contasse as cédulas novamente. Resultado: deu ele, na moral, e sobrou a primeira-dama. Os mapas e as cédulas eram as provas.

>> Frase que roda na internet e causa risos em quem lê: “Caraca, a coisa tá feia! Quando não é o ladrão que leva nosso carro na mão grande, é a prefeitura de Nova Iguaçu que reboca e leva pro depósito”.

>> Por falar nas ‘vítimas da sociedade’, a rapaziada não está perdendo tempo com a falta de segurança e policiais nas ruas da Baixada Fluminense. Dia pós-dia mais e mais pessoas do bem são roubadas e, em alguns casos, até mortas.

>> Por hoje é só. Sábado que vem tem mais. Um abraço forte em todos!

E-mail: jota.carvalho@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!