Fala Velho Escriba, por Jota Carvalho – 16/09

Falo SIM!

 

Por onde andará?

Após o hiato pelo Feriadão da Independência, estamos de volta ao front e sob vibrações quentes e temperatura máxima, principalmente da política tupiniquim (sempre ela, com fatos corruptivos novos a toda hora).
Este Velho Escriba acordou na sexta-feira (15) ouvindo o samba batucado “Maria Rita” da fera João Nogueira. ‘Por onde andará Maria Rita/Que andava gingando com laço de fita/Por quem tenho admiração…’, começa ele e encerra com a interrogação-título desta abertura: “Por onde andará?”.
Só que a nossa pergunta visa saber o paradeiro de certos prefeitos perdedores das últimas eleições municipais na Baixada, alguns de triste memória para os moradores das cidades.
Entre os ‘campeões da decepção’ estão Gelsinho Guerreiro (foto), do PRB de Mesquita, que após perder para Jorge Miranda (PSDB), vazou da prefeitura e deixou o pepino na mão dos auxiliares diretos, não sem antes exonerar em massa. Ah…Gelsinho deixou um abacaxi daqueles para seu sucessor descascar.
O comunista Dennis Dauttmam (PCdoB), de Belford Roxo, foi outra negação. Ficou irado com a derrota e sumiu, o mesmo acontecendo com Alexandre Cardoso (PSB), de Caxias. O ‘Português’, como é conhecido entre os mais íntimos, foi até fotografado por uma colega de viagem e moradora de Duque de Caxias, dentro do avião rumo à terra lusitana.
Também sumiram do mapa, pelo menos até ontem, Alessandro Calazans (PMDB), de Nilópolis – outro que demitiu muita gente após perder a cadeira -, Nelson Bornier (PMDB), de Nova Iguaçu; Sandro Matos, do PHS de São João de Meriti; Ivaldo Timor (sem partido), da pequena e aprazível, Japeri, e o Professor Tarcíso (PT), de Paracambi, para ficar somente nos mais divulgados pela mídia. Exceção da regra, o peemedebista, Max Lemos, eleito o melhor da Baixada nos últimos tempos, segue atuando, agora no governo de seu pupilo e ex-secretário de Fazenda e Planejamento, Carlos Vilela.

 

Rapidinhas do Velho

>> Parece que a ‘pernada de anão’ que a deputada federal Rosângela Gomes (PRB), levou do prefeito Rogério Lisboa, em Nova Iguaçu, lhe fez um bem danado. Livre da atmosfera negativa do Palácio das Almas, a moça está num agito só.

>> “A população da Baixada padece diariamente com a falta de assistência médica adequada. A região conta com apenas quatro hospitais e alguns postos. Por isso, solicitei ao Ministério da Saúde, a construção de uma Clínica de Saúde da Família, no bairro Cobrex”. disse a parlamentar, no Facebook.

>> A segunda prisão do ex-governador e radialista, Anthony Garotinho, durante seu programa na Rádio Tupi foi um dos fatos retumbantes na semana que passou. Garotinho é presidente estadual do Partido da República (PR).

>> A filha de Anthony, Clarissa Garotinho (deputada federal e secretária Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação da prefeitura do Rio, publicou em sua página no Facebook, um desabafo que bombou na rede.

>> “Não calarão a voz do Garotinho” é o título. “Não há no Brasil uma voz que tenha denunciado tantos corruptos de alto escalão como o Garotinho. Na Procuradoria Geral da República ele apresentou denúncia contra mais de 150 políticos, agentes públicos, empresas e juízes que roubaram o Brasil e sobretudo o Rio de Janeiro”, disse a parlamentar.

>> “Durante muitos anos foi uma voz pregando no deserto, mas o tempo está mostrando quem tinha razão. Garotinho foi o primeiro a denunciar Sergio Cabral por diversos crimes de corrupção, enriquecimento ilícito e desvio de dinheiro público”, continuou.

>> “Hoje ele está preso e o Brasil se espanta com tamanha roubalheira que veio à tona! Garotinho denunciou Sergio Cortes, ex-secretário de saúde de Cabral, por propina em OSS e superfaturamento nos contratos da saúde. Hoje, ele também está preso e a saúde do nosso Rio vive em estado terminal”, acrescentou.

>> E seguiu: “Garotinho denunciou Wilson Carlos, ex-secretário de governo de Cabral, por recebimento de propina em contas no exterior. Ele também está preso!”

>> “Garotinho denunciou Arthur Cesar Soares, o Rei Arthur, que comprou as Olimpíadas, era o detentor dos maiores contratos no Governo Cabral. Ele está foragido da polícia”.

>> “Garotinho denunciou José Carlos Bezerra, operador de propinas da Gangue dos Guardanapos. Também faz companhia a Cabral no presídio. Garotinho denunciou Ary Costa Filho, considerado o “um dos homens da mala” de Cabral. Está preso também”.

>> “Garotinho denunciou o empresário Marco Antonio de Luca, aquele que aparece com guardanapo na cabeça ao lado de Cabral. Preso também! Garotinho denunciou Hudson Braga, ex-secretário de obras de Cabral e Pezão, por obras superfaturadas e desvio de dinheiro público nas obras do Maracanã e Da Região Serrana. Também está atrás das grades”.

>> “Garotinho denunciou Carlos Emanuel de Souza (conhecido como Avestruz), sócio numa empresa de fachada de Cabral (SCF Publicidade) que era utilizada para receber propina. Preso também!”.

>> “Poderia ficar aqui citando mais uma dezena de autoridades denunciadas pelo Garotinho que já foram presas ou que ainda serão!”.

>> “Agora, movido por vingança, um promotor de Campos, que já foi denunciado há mais de dois anos pelo Garotinho ao Ministério Público Estadual, se juntou a setores do judiciário em Campos e no Rio de Janeiro para culminar numa sentença de prisão domiciliar contra Garotinho “por suposto crime eleitoral na distribuição do programa Cheque Cidadão em Campos”.

>> Um “crime” onde ele não era candidato a nada, nem a Rosinha, e o candidato apoiado por eles perdeu a eleição”.

>> Na decisão, Garotinho fica proibido de fazer o programa de rádio, dar entrevistas e se defender. O que o juiz que deu a sentença tanto teme que ele fale? Mas nós podemos falar por ele. Não calarão a voz do Garotinho”, finaliza Clarissa.

 

>> Por hoje é só. Sábado que vem tem mais. Um abraço em todos e todas!

Email: jota.carvalho@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!