Projeto Mãos à Obra leva serviços de limpeza a vários bairros de Japeri

Mais de 100 homens estão envolvidos no projeto, que atuam na limpeza de ruas, bueiros e valões, capina, roçado, entre outros
Fotos: Divulgação / PMJ

Diversos bairros do município de Japeri estão sendo beneficiados pelo projeto Mãos à Obra, criado para deixar a cidade mais limpa e atraente, reforçando a comunicação direta entre o governo do prefeito Carlos Moraes e a população. Desde o dia 5 de junho, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos vem mobilizando um verdadeiro exército de mais de 100 homens, todos armados de pás, enxadas, cavadeiras, picaretas, broxas e vassouras. Eles estão atuando na limpeza de ruas, bueiros e valões, capina, roçado, pintura de meio-fio e dragagem de valões. Também está sendo feita a implantação e manutenção de iluminação pública. O vice-prefeito, Cesar Melo, disse que o objetivo do Mãos à Obra é reforçar a comunicação do governo municipal com os moradores da cidade, em seus respectivos bairros, discutindo e propondo juntos aos munícipes soluções para suas demandas do dia a dia.
“Com bairros e ruas limpas, temos menos índices de doenças, além de embelezar a cidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O Mãos à Obra vai de bairro em bairro levando uma gama de serviços básicos à população. É um serviço essencial para aproximar ainda mais o poder público e munícipes”, enfatizou César Melo.
O projeto já beneficiou até agora os bairros Citrópolis, Vila Central, Cosme e Damião, Parque Marabá, Laranjal, Morro da Somepe e Nova Belém, de onde foram retirados 250 caminhões de entulhos. As regiões receberam ainda 12 km de pintura de meio-fio, 15 km de capina e roçado e 8 km de recuperação de estradas de terra em Pedra Lisa, Marajoara e Lagoa do Sapo. O serviço de iluminação pública ganhou 761 novas lâmpadas, 413 reatores, 565 relês, 834 conectores, 16 braços, oito luminárias, três refletores e quase 1 quilômetro e meio de fios ao longo de 1.325 pontos de 148 ruas atendidas pelo projeto. O trabalho da Prefeitura envolve ainda o uso de equipamentos pesados, como retroescavadeiras, motoniveladoras, escavadeira hidráulica, vassouras mecânicas, caminhões de cesto aéreo para iluminação pública, bem como caminhões compactadores para coleta do lixo, caminhões basculantes, e carretas.
Até o fim do ano, o Mãos à Obra vai passar também pelos bairros de Mucajá, Lagoa do Sapo, Santa Terezinha, Pedra Lisa, Maria José, Delamare, Transmontana, Alecrim e Marajoara, enter outras regiões da cidade. O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Maicon Fabiano da Silva Costa, disse que encontrou a cidade de Japeri em completo abandono. “Somente a coleta do lixo estava funcionando regularmente, a exceção do bairro Rio D’Ouro. Pelo o que apuramos, a cidade estava às escuras, desde outubro de 2016. A situação era muito crítica e havia muita demanda por iluminação pública, asfalto e limpeza de esgoto e de canal. Por isso, o prefeito Carlos Moraes determinou um levantamento completo da situação para que possamos melhorar a imagem de Japeri”, explicou.
Maicon Fabiano disse ainda que a Prefeitura vai investir também em ações de combate às enchentes que ocorrem durante o Verão, começando pelo Canal Teófilo Cunha, no bairro Jardim Primavera. “Já temos pronto, no Ministério das Cidades, em Brasília, outro projeto para obras de canalização e retaludamento (estabilização de encostas) do Canal da Chacrinha e do Aldeia”, anunciou.
O secretário informou ainda que está fazendo gestões junto ao Departamento de Estradas de Rodagem para implantação de uma operação tapa-buraco nas duas rodovias estaduais (RJ-093 e RJ-125) que cortam a cidade. “Infelizmente, ainda não conseguimos essa parceria por conta da crise financeira que assola o governo do estado”, lamentou.

error: Conteúdo protegido !!