Nem mesmo violência na Rocinha e a morte de idosas obriga Pezão a pedir intervenção

Na Rocinha os moradores ainda vivem sob tensão. Enquanto a violência explode no Rio, onde idosas são mortas em assaltos, o governador vetou uma intervenção para ‘evitar morte de inocentes’
Divulgação / Reprodução TV Globo

Enquanto a violência explode no Rio de Janeiro, onde no mesmo dia (terça-feira) uma mulher é esfaqueada e morta em Niterói e outra é assassinada a tiros durante assalto em Coelho Neto, Zona Norte do estado, o governador Luiz Fernando Pezão, admitiu que soube da invasão de traficantes na Rocinha na madrugada de domingo, mas ele disse que vetou ação na comunidade para “evitar a morte de inocentes”. Ele contou que foi consultado pelo secretário de Segurança, Roberto Sá, e pelo comandante da PM, o coronel Wolney Dias, durante a madrugada. Mas preferiu impedir a intervenção.
“Pedi para a gente ter muita cautela porque eu conheço a Rocinha desde a ponta lá no alto até embaixo. O dia que tem mais gente na rua é no domingo. Se a gente reage ali àquela entrada daqueles marginais entrando ali com fuzil seria uma guerra em que morreriam muitos inocentes”, explicou Pezão em entrevista ao RJTV.
O governador destacou ainda que evitou uma ação no momento em que as pessoas estavam indo para o Rock in Rio. “Temos que ver a hora de entrar [na favela]. Será que na hora de ir para o Rock in Rio seria o melhor momento?”, questionou. Em relação às Forças Armadas, Pezão ressaltou que ainda não há a necessidade de utilizar as forças federais neste momento. “O Bope e o Choque já estão lá desde domingo”, completou. O governador reforçou também que, “se precisar”, vai pedir apoio militar. “A gente já usou em três operações. Essas operações têm que ser planejadas. Os militares não querem entrar para ficar como foi no Alemão”, enfatizou.
Enquanto isso, na Rocinha, o clima continua tenso. Moradores estariam sendo revistados por traficantes. Eles estariam em busca de mensagens de celular que possam revelar quem delata o tráfico. Alguns moradores já teriam sido expulsos da comunidade, desde que o criminoso Rogério Avelino, o Rogério 157, invadiu a Rocinha.
Vídeos postados em redes sociais por moradores mostram a destruição nas ruas da comunidade. Neles é possível ver uma enorme quantidade de cartuchos de balas espalhadas pelo chão, alguns pontos incendiados e paredes cheias de buracos de tiros.
Homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fizeram operação na comunidade. Este é o terceiro dia de operação policial de combate à guerra deflagrada comunidade entre criminosos rivais no fim de semana – de dentro da cadeira, Antônio Bonfim, o Nem, ordenou uma invasão para retomar o controle.
Um dia antes do governador se pronunciar, uma mulher de 65 anos morreu durante um assalto na noite de terça-feira, em Coelho Neto. Juçara Fernandes Corrêa foi abordada por dois assaltantes em uma moto, na Avenida Brasil. Ela demorou a soltar o cinto de segurança, os bandidos atiraram e fugiram em seguida. Foi o segundo caso de tentativa de assalto que terminou em morte de uma idosa na Região Metropolitana do Rio em poucas horas. Na manhã de terça, Maria Alcina Gil, de 66 anos, foi esfaqueada até a morte em Icaraí, área nobre de Niterói.
O corpo da vítima foi velado e enterrado ontem no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba. Imagens do circuito de segurança da Alameda Carolina mostram Maria Alcina andando calmamente pela via. Ela não percebe, mas é seguida por dois homens em bicicletas. O menor passa à frente dela e a aborda. O outro faz o cerco sem descer do veículo. A idosa corre, é perseguida e golpeada pelo adolescente várias vezes nas costas. Ela cai ao lado de um carro e de um poste. Após o crime, o menor corre em direção à bicicleta que havia deixado. O comparsa dele volta e foge. De acordo com informações da PM, a dupla foi abordada no bairro São Francisco, por volta das 16h. Os menores foram encaminhados para a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG). Um dos adolescentes confessou o crime e o outro acabou liberado. Um adulto que estava com os adolescentes está sendo procurado pela polícia. Segundo o delegado Allan Duarte, a dupla de assaltantes é do Morro do Preventório, no bairro de Charitas, que fica a quatro quilômetros do local do homicídio.

error: Conteúdo protegido !!