Nossos Bichos – 30/12

Mini porco: Tudo sobre o animal que virou mania no Brasil

O mini porco é um animal que virou mania no Brasil. Extremamente dócil e inteligente, ele vem ganhando espaço nas casas das famílias brasileiras e fazendo a alegria das crianças. Os porquinhos podem ser criados, inclusive, dentro do apartamento. O mini porco faz parte de uma linhagem de suínos que não atinge o tamanho de um porco comum, isso permite que esses porquinhos, também conhecidos como micro ou mini pig, sejam criados em casa, como qualquer outro animal doméstico.
Além de pequeno, o mini porco é muito inteligente e fácil de ser adestrado, sendo uma ótima opção de criação para quem não pode ter um cachorro ou um gato. Quem já tem outro pet também pode adquirir um mini porco, pois a convivência do mini pig com outros animais costuma ser bem tranquila, devido ao seu comportamento calmo e amoroso.
Características físicas: Enquanto um porco comum pesa cerca de 100 kg, o mini porco pesa em média 25 kg e mede de 30 a 40 cm, seu tamanho na fase adulta pode ser comparado ao de um cachorro da raça buldogue. A coloração do porquinho é variada e, ao contrário dos animais de estimação comum, como os cães e gatos, o mini porco não solta pelos, sendo uma ótima opção de criação para quem tem alergia.
Comportamento: No ranking de animais mais inteligentes do mundo, os mini porcos ocupam a 4º posição, isso significa que seu adestramento é muito fácil e que seu comportamento pode ser definido pelo dono, a partir de regras e costumes que devem ser atribuídos desde quando são filhotes. Outra característica do mini porco é a afetuosidade, eles se apegam com facilidade e são tão companheiros quanto os cachorros. O ideal é que ele tenha um espaço grande reservado para se exercitar e brincar a vontade todos os dias, isso ajuda na prevenção de doenças como a obesidade, e também impede que ele se torne um animal estressado e agressivo. Caso o local seja pequeno, o dono precisa ter tempo para passear com o porquinho de estimação pelo menos uma vez ao dia. Além dos cuidados no dia a dia, os porquinhos precisam estar sempre com as vacinas de leptospirose e vermífugo atualizadas.
Nas refeições dos porquinhos, se inclui alimentos como legumes, verduras, grãos e uma ração especial composta por fibras. A alimentação deve ser equilibrada desde o inicio da vida, para garantir que ele sempre seja saudável e alcance a expectativa de vida da espécie, que é de em média 25 anos. Ao contrário do que se imagina, os micro porcos são animais limpos, só fazem suas necessidades no local ensinado e gostam de tomar banho. O banho deve ser dado uma vez por semana com shampoo neutro e o enxague feito com água em temperatura ambiente, por conta da pele muito sensível é necessário que o mini porco use hidratante e protetor solar diariamente.

Fonte: PetGusto

error: Conteúdo protegido !!