Nossos Bichos – 06/01

Como criar os peixes do Lago Malawi

O Lago Malawi (ou Nyasa) é o terceiro maior lago da África. Tem 585 km de comprimento e 290 m de profundidade média. Situa-se entre Malawi, Tanzânia e Moçambique, no conhecido Rift Valley, considerado berço da espécie humana, pois nele foram encontrados os primeiros hominídeos. O Malawi foi formado entre um e dois milhões de atrás, por movimentos sísmicos e vulcânicos. Seu clima é tropical e a temperatura da água fica entre os 23 e 29 graus centígrados. Nele, é encontrado os ciclídios do Malawi. São peixes da família Cichlidae, da classe dos Actinopterígios, da ordem dos Perciformes. Existe uma classificação das espécies, proposta por Linnaeus, com algumas regras, e todo ser vivo é classificado dessa forma: o primeiro nome começa com letra maiúscula e refere-se ao gênero; o segundo nome vem em letra minúscula e refere-se à espécie. Ambos são grafados em itálico (mais ou menos dessa forma). Caso seja uma variedade permite-se um terceiro nome. A língua usada é o latim. Portanto, Pseudotropheus socolofi, refere-se à espécie socolofi, do gênero Pseudotropheus. Alguns nomes de espécies são dados em homenagem à alguma pessoa ou local. Se o nome termina em I, essa pessoa ou local é do sexo masculino (como em “lombardoi”) e se o nome termina em AE (como em “trewavasae”), é do sexo feminino. CA quer dizer “Ciclídeo Africano”. A denominação “Tangs” se refere aos ciclídeos do Lago Tanganyka e a denominação “Malawis” ou “Malawians” se refere aos ciclídeos do lago Malawi. No Malawi existem vários gêneros, geralmente divididos entre Mbunas e não-Mbunas. Este último, são ciclídeos do Malawi que vivem em cardumes (podendo estes cardumes ter várias espécies), habitando águas abertas, longe da costa e de fundo arenoso. São considerados predadores, mas são menos territorialistas e agressivos que os mbunas. Também fazem a reprodução em “T” e a incubação bucal. Seu hábito alimentar difere dos mbunas: são onívoros, alimentando-se de alevinos, insetos, pequenos invertebrados e plâncton. Os principais gêneros são: Nimbochromis, Protomelas, Otopharinx e Aulonocaras.
Os ciclídios do lago são ativos e coloridos. Muito resistentes quando em boas condições de água e alimentação. Longevos (podem viver de 5 a 7 anos). São baratos quando encontrados em lojas de aquários e começam a ser comercializados na internet por preços que se encontram em queda. Já existem alguns bons criadores confiáveis. São bastante prolíficos (a maioria das espécies reproduz facilmente em aquários). A alimentação é barata e à base de uma alga chamada spirulina.
A desvantagem é que são agressivos e incompatíveis com muitas outras espécies. Necessitam de aquários grandes, com condições específicas de água (dura e pH alcalino) que muitas vezes é difícil de obter. Costumam estragar o layout do aquário removendo pedras, cavando substrato e devorando plantas.

Fonte: O AquaShow

error: Conteúdo protegido !!