Nossos Bichos – 20/01

Peixe Paulistinha é comum no mundo dos aquários

O Paulistinha é um peixe muito comum no mundo dos aquários. Sua cor predominante é o verde oliva com listras longitudinais brancas. Por ser um peixe muito resistente, de porte pequeno, pacifico e muito ativo é altamente indicado para criadores iniciantes. Os paulistinhas ocupam geralmente a parte superior do aquário e gostam de brincar em correntezas chegando até a ensaiar alguns pequenos saltos para fora da água. Os paulistinhas são peixes de cardume e devem ser mantidos em grupos de pelo menos dez exemplares.
Seus nomes populares: Paulistinha, Zebra Danio, Danio Rerio, Dânio. Ele tem origem na Ásia, ocorrendo no leste da Índia onde ocorre desde Calcutta até o Masulipatam. Eles comem alimentos vivos e rações em flocos. É um peixe muito ativo, pacífico e curioso. Sua criação é muito fácil.
A reprodução do paulistinha é considerada difícil em cativeiros, mas não é uma tarefa impossível. Deve-se utilizar um aquário pequeno – de 30 a 40 litros é suficiente. A temperatura da água deve estar entre 20 a 24º C. No fundo do aquário deve-se colocar uma camada de cascalho grosso ou pedras pequenas, que servirão para proteger os ovos, evitando assim que sejam devorados pelos pais. O nível da água deve ser mantido baixo, de 12 a 15 cm. O acasalamento acontece normalmente, a fêmea libera os ovos que são imediatamente fecundados pelo macho. Os ovos se depositam então entre a camada de cascalho grosso ou pedras que está no fundo do aquário. Após a desova, o casal deve ser retirado do aquário. Dentro de aproximadamente 48 horas os ovos eclodem. Os filhotes de paulistinha nascem muito pequenos e deverão ser alimentados com gema de ovo cozida, dáfnias, infusórios e náuplios de artêmia.

Fonte: Aquário e Peixes Ornamentais

error: Conteúdo protegido !!