Nossos Bichos – 27/01

Iguana: saiba como cuidar deste animalzinho dócil

O Iguana é um réptil que há um bom tempo vem sendo criado em cativeiro e adotado como animal de estimação por algumas pessoas. O que antes parecia um gosto estranho, hoje em dia já é visto com mais naturalidade, pois o iguana tem um temperamento dócil e se adapta bem ao ambiente doméstico. Nos EUA o iguana é considerado o réptil mais popular no quesito animais de estimação, o que ainda foi capaz de movimentar um mercado de pet shops, alimentos exclusivos, acessórios e publicações sobre a criação. Saiba as principais informações sobre a criação do iguana, que requer cuidados diferentes e especiais dos que dispensamos aos bichinhos mamíferos. As condições de temperatura, umidade, luz, alimentação e espaço físico precisam ser as ideias para a sobrevivência do iguana.
O iguana nasce medido de 15 a 25 cm e pode chegar a atingir dois metros de comprimento! O seu peso pode chegar a 10 kg e o tempo médio de vida é de 15 anos. Isso significa que é necessário bastante espaço para o iguana se desenvolver ao longo da vida.
Os iguanas são animais que tem origem em ambientes quentes e úmidos, alimentam-se de plantas, gostam de subir em árvores e de repousar ao sol. O ambiente em cativeiro, chamado de terrário, deve ser o mais próximo possível do ambiente natural.
Terrário: No mínimo, 1m x 0,40m x 0,40m (comprimento x altura x largura) para os iguanas jovens. Para os adultos de porte médio, de 1m a 1,20m, a medida do terrário deve ser 1,8m x 1,5m x 0,60m, espaço suficiente para abrigar um casal. Para os Iguanas maduros que atingirem entre 1,80 e 2m, o terrário deverá ter o dobro do tamanho: 3m x 3m x 1m. Você mesmo pode construí-lo. Pode ser uma caixa de madeira com a parede da frente de vidro, para visualização. As duas laterais devem ter dois cortes – em cima e embaixo – para a circulação de ar. A tampa deverá ter lâmpadas acopladas  e uma tela de acrílico que protege que o iguana se queime. Outra opção para o terrário é usar um aquário e tampá-lo com telas.

Fonte: Estimação.com.br

error: Conteúdo protegido !!