Homens de confiança de interventor comandaram Força de Pacificação na Maré

Os generais Richard Nunes (à esquerda) e Mauro Sinott, homens de confiança de Braga Netto Foto: divulgação

Os dois nomes escolhidos pelo general do Exército Walter Souza Braga Netto, interventor federal no Rio, para comandar a área da Segurança do estado tiveram papel de comando da ocupação realizada pelas Forças Armadas no Complexo da Maré. A ocupação na região durou 14 meses. Além do general Richard Fernandez Nunes, que deve ser o nome escolhido para o cargo de secretário estadual de Segurança, o general Mauro Sinott Lopes coordenará o Grupo de Trabalho da intervenção federal.

O general Richard Nunes comandou por três meses, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, a ocupação do Exército no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Já Sinott foi um dos comandantes da Força de Pacificação e, em setembro do ano passado, foi o coordenador das operações das Forças Armadas no Rio durante as operações de ocupação da Rocinha. Sinott já exerce a função de braço direito na atual hierarquia no Comando Militar do Leste. Ele é justamente o comandante da 1ª Divisão de Exército, abaixo de Braga Netto, que manterá o posto de comandante militar do Leste junto com a nova função de interventor.

Quando foi decretada a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio, em 28 de julho do ano passado, o general de divisão foi escolhido para assumir o comando operacional das tropas, por ser considerado um estrategista nato. Esta semana, na ausência de Braga Netto, que ficou em Brasília desenhando o plano da intervenção com foco, principalmente nas questões jurídicas das ações, Sinott foi o maestro da intervenção federal no Rio.

Já Richard Nunes é o atual comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), onde também já havia ocupado o posto de chefe do Centro de Estudos Estratégicos.

error: Conteúdo protegido !!