Visão Geral – 06/04

Bola Cheia

O Senac-Rio, com o objetivo de aumentar a capilaridade dos ministrados, passou a oferecer cursos técnicos na modalidade a distância (EAD) no Rio de Janeiro. As qualificações são disponibilizadas em três polos: um em Nova Iguaçu e dois na Capital (Centro Politécnico e Faculdade de Tecnologia Senac RJ). Inscrições podem ser feitas até o dia 24 deste mês no site www.ead.com.br/cursos-tecnicos.

 

Bola Murcha

Boa parte da região ribeirinha do Rio Botas, que corta várias cidades da Baixada, é tomada por casebres e habitada por sem-teto ou pessoas em situação de rua. Muitos desses perderam tudo nas enchentes e continuam perdendo bens com o transbordamento do Rio. Há alguns anos, o Governo do Estado prometeu solução para o problema, mas, até agora, nada. #ÉMisériaPraTodoLado

 

“É porrada, é guerra, é luta”

Íris Pacheco / Divulgação

O dirigente do Movimento Sem Terra (MST), Alexandre Conceição (foto), declarou, após o voto da ministra do STF Rosa Weber contra o ex-presidente Lula, que vai ocupar “todos os prédios públicos” e “todas as terras”, com “porrada, guerra e luta”. O ato em Brasília, na quarta (4), foi encerrado antecipadamente após um “grave comunicado”, o voto de Weber que tinha esmagado as chances de vitória do petista no Supremo. “Não haverá terra que não será ocupada, não haverá arrego. Não haverá nenhum prédio público que não será ocupado”, disse Conceição. “Não tem mais valsa. É porrada, é guerra, é luta e venceremos.”
Após o discurso exaltado, o dirigente do MST tentou apaziguar os ânimos: “não estou chamando ninguém para a guerra”. Conceição chegou a pregar pela “paz, democracia, não intervenção militar”. Para Conceição existem apenas dois lados da história. “O dos negros, pobres, o povo humilhado” e o dos “que nos chicotearam, que nos meteram tiros, ovos e bala”. Durante o discurso, o militante ainda ameaçou a Rede Globo. “Ocupar e tocar fogo neste jornal e nesta emissora”, a qual responsabilizou por “permitir que nosso povo seja humilhado”. (Fonte: Diário do Poder)

 

“Separar as coisas”

Do presidente do PT iguaçuano e advogado, Anderson Ávila, em sua conta no Facebook: “Para não misturar. Lula pode ir preso não porque lhe entregaram uma mala de dinheiro ou foi pego em gravação telefônica dizendo que pode matar delator. A essência de sua condenação foi que na condição de Presidente beneficiou a empreiteira OAS e essa para lhe retribuir os milhões de obras públicas, lhe deu um apartamento. Essa foi acusação e condenação de lula. Lembrando que o apartamento nem no nome de Lula estava. Importante separar as coisas.

 

Ação social

UnigranRio e Carioca Shopping realizam ação social em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, nos dias 6 (das 16h às 21h) e 7 de abril (das 10 às 14h). Alunos e professores dos cursos de Farmácia, Nutrição, Estética, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina e Psicologia promoverão atividades gratuitas, como avaliação e orientação nutricional, medição de circunferência abdominal e IMC, verificação da pressão arterial, monitoramento da glicemia, dicas sobre planejamento familiar, além de aula sobre o risco da automedicação, de tomar remédios sem orientação médica. https://bit.ly/2GUZu3O. Local: Av. Vicente de Carvalho, 909, 2º piso do Carioca Shopping (em frente à Loja Renner), na Vila da Penha.

 

Deputados se ligam

Um dia depois do Supremo Tribunal Federal (STF) negar o habeas corpus preventivo impetrado pela defesa do ex-presidente Lula, deputados defendem que o tema da prisão em segunda instância também seja discutido na Câmara. Segundo os parlamentares, o resultado apertado de ontem (4) – de 6 a 5 votos – pela negação do recurso que pretendia evitar a prisão de Lula deixa uma “insegurança jurídica”.

 

PSDC anuncia convenção

O Partido Social Democrata Cristão (PSDC), de Nova Iguaçu, realizará sua convenção municipal no dia 15 deste mês de abril, das 9h às 15h, na Rua Casimiro de Abreu, 109, bairro Moquetá. Na ocasião serão eleitos os membros efetivos e suplentes do diretório, da comissão de ética e disciplina partidária, da comissão executiva, do conselho fiscal e os delegados. Para Elias Moreira de Oliveira, o Baretta, terceiro tesoureiro do diretório regional do partido, o evento representa a oficialização e independência da sigla na cidade. “Estamos nos preparando para disputar eleições e funcionar como agremiação partidária sempre visando o bem da população de Nova Iguaçu”, disse o dirigente.

 

Faltou deputado
na Câmara

Os deputados federais começaram a sessão de quarta-feira (4), tentando analisar a Ordem do Dia, na pauta o projeto de lei que regulamenta o exercício do lobby no país, a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e o Cadastro Positivo. Mesmo sem quórum para deliberações, as discussões ocorreram. No plenário somente 250 deputados estavam presentes. Era preciso no mínimo 257 votantes. Os partidos de esquerda obstruíram o trabalho no aguardo do resultado do julgamento do STF sobre o habeas corpus do ex-presidente Lula.

 

Lobby é legal

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), devido a falta de quórum garantiu que as discussões serão retomadas na próxima semana. Na discussão sobre o lobby, a relatora, deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) considera que a representação de interesses é considerada legal para contribuir com o equilíbrio do ambiente normativo e regulatório do país nos processos de decisão política.

 

Para finalizar

Sendo assim, para os representantes dos interesses cadastrados perante os tomadores de decisão, passa a ser legal a apresentação, como sugestão, de emendas, substitutivos e outros estudos referentes ao tema tratado.
*Há algum tempo se fala na regulamentação do lobby, mas sempre há uma pedrinha no caminho dos interessados. A figura do lobista é vista como importante para uns e desnecessária na visão da maioria dos deputados.

error: Conteúdo protegido !!