Visão Geral – 07/04

Bola Cheia

Na quarta-feira (4), a Prefeitura de Queimados recebeu o ‘Selo Mais Mulher’, honraria que representa o reconhecimento da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) pelas ações e iniciativas positivas em favor das mulheres na cidade. O evento aconteceu na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM). #Aplausos!

 

Bola Murcha

O juiz Sérgio Moro decretou a prisão de Lula e pediu que o mesmo se apresentasse até 17 horas de ontem, em Curitiba. O senador e ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindbergh Farias (PT) não se fez de rogado. Em vídeo disse que se a PF quisesse prender Lula, que fosse buscá-lo no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo (SP). Hoje, a história pode ser diferente. #AQuePontoChegamos!

 

A primeira ouvidora mirim de Belford Roxo

Zayra Lisboa/PMBR/Divulgação

É ela, Shayene Cembenlito, de 11 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Waldemiro José Pereira, no bairro Shangrilá. A estudante foi escolhida entre 20 candidatos, de 11 a 15 anos, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Shayene teve 37 votos, em segundo lugar ficou a aluna Talita dos Santos, com 33 votos e em terceiro, Cassiane Sabrine, com 22. A eleição do Ouvidor Mirim aconteceu na última quinta-feira (5) e contou com a participação de 200 alunos. A aluna será a porta-voz da comunidade e terá a responsabilidade de receber e repassar as demandas para a Ouvidoria Geral da Prefeitura, que levará aos órgãos competentes. Depois de eleitos, com seus devidos suplentes, os ouvidores mirins tomarão posse e ganharão um certificado e um crachá de identificação.
A campanha para eleger o Ouvidor Mirim nas escolas da rede municipal de Belford Roxo está agitando a cidade. Lançado há quase um mês através da Ouvidoria Geral da Prefeitura, o projeto, de caráter educativo, envolve inicialmente alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para participar é necessário que os estudantes tenham frequência mínima de 70% das aulas.
“Fiquei muito feliz em ganhar a eleição. Todos os candidatos eram capacitados. Vou lutar pela comunidade”, disse Shayene, ressaltando que uma de suas bandeiras será o asfalto. “Muitas ruas estão esburacadas e as pessoas estão me pedindo para levar esta demanda à Prefeitura”, acrescenta. A eleição na E.M. Waldemiro José Pereira mexeu com os alunos que se inscreveram e votaram através da cédula, depositando também o voto na urna. “Achei muito legal esta iniciativa. É importante a gente lutar pela nossa comunidade”, disse uma das primeiras votantes, Evelyn Caroline, de 11 anos, do 6º ano.
*Na foto, a primeira ouvidora mirim Shayene Cembenlito com o diretor da escola, Haroldo Machado de Argolo e os ouvidores da Prefeitura

 

Imprensa internacional

O mandado de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva expedido no final da tarde de quinta-feira (5) pelo juiz federal Sérgio Moro repercutiu na imprensa internacional. Principal jornal norte-americano, o The New York Times publicou reportagem da agência Associated Press que afirma que a ordem de prisão representa “um grande golpe ao outrora líder amplamente popular que estava tentando montar um retorno político antes das eleições de outubro”.

 

Mais repercussão

A manchete da versão online do francês Le Monde destaca que Lula, “ícone da esquerda brasileira”, tinha até as 17h de ontem (6) para se apresentar à Polícia Federal em Curitiba. O jornal ressalta que Moro proibiu o emprego de algemas em “qualquer hipótese”. O espanhol El País, os argentinos La Nación e Clarín, e o também argentino site de notícias Infobae, deram destaque ao fato inédito na política brasileira.

 

Lula se recusa
ser preso

A decisão de Moro foi manchete em jornais do Paraguai, do Peru, do Chile e do Uruguai. O El País do Uruguai também deu ênfase à “tensão politica” no Brasil.
Apesar da ação do juiz paranaense da Lava Jato, ontem a imprensa repercutiu a decisão da defesa do condenado, que entrou com pedido de habeas corpus no STJ e a notícia mais impactante: “Lula não irá se entregar”, informação dada pelo ex-presidente do PT, Rui Falcão. Será?

 

Cursos de medicina
suspensos

A criação de novos cursos de medicina no país está suspensa por cinco anos, de acordo com portaria assinada na quinta-feira (5) durante reunião do presidente Michel Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho. A medida vale para instituições públicas federais, estaduais, municipais e privadas. A ampliação de vagas em cursos de medicina já existentes em instituições federais também fica suspensa pelo mesmo período.

 

“Zelar pela qualidade”

De acordo com Mendonça Filho, a medida se justifica pela necessidade de fazer uma avaliação e adequação da formação médica no Brasil. Segundo ele, foi grande o número de cursos abertos no país nos últimos anos e agora é preciso zelar pela qualidade. “Teremos moratória de cinco anos para que possamos reavaliar todo o quadro de formação médica no Brasil. Isso se faz necessário até porque as metas traçadas com relação à ampliação de médicos no Brasil já foram atingidas. Mais que dobramos o número total de faculdades de formação de medicina nos últimos anos, o que significa dizer que há uma presença de formação médica em todas as regiões do Brasil”, afirmou o ministro.

 

Para finalizar…

Nos casos das universidades estaduais, a regulação é feita pelos Conselhos Estaduais de Educação. Elas têm autonomia, de acordo com a Constituição Federal, assim como as municipais. Mas todas essas regras estão subordinadas ao comando-geral definido a partir de uma portaria adicional que foi assinada pelo ministro.

error: Conteúdo protegido !!