Visão Geral – 19/04

Bola Cheia

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Mesquita está aproveitando as agendas de reuniões com os responsáveis nas escolas particulares da cidade para alertar as pessoas sobre a importância de verificar a legalidade do serviço de transporte escolar contratado. #AbaixoPiratariaNoTrasporteDeAlunos!

 

Bola Murcha

Moradores da comunidade Dom Rodrigo, em Nova Iguaçu, pedem socorro à prefeitura. O valão que corta o bairro, conforme matéria publicada aqui no JH, está desmoronando e engolindo uma das ruas. Há risco de acidente fatal envolvendo veículos e pessoas. #DepoisNãoDigamQueACiganaEnganou

 

Alckmin pode expulsar Aécio do PSDB

O presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, tem sido pressionado a promover a expulsão do senador Aécio Neves (MG) do partido, como forma de reduzir os dados causados às candidaturas tucanas em outubro, principalmente a presidencial, após a decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), tornando o político mineiro réu por corrupção passiva e também obstrução da Justiça. Alckmin até gostaria de ver Aécio pelas costas, nunca foram grandes amigos, mas o político paulista é avesso a atitudes incisivas.
A história política recente registra vários casos de políticos expulsos dos respectivos partidos por fatos semelhantes ou até menos graves.
Quando presidia o PSDB, em 2006, Tasso Jereissati não hesitou em expulsar três deputados tucanos citados na CPI dos Sanguessugas. Em 2012, o DEM tomou a decisão em poucos dias de expulsar o então senador Demóstenes Torres (GO), acusado na Operação Monte Carlo.

 

Mais assaltos

Moradores da região próxima ao bar Vikings, na Estrada de Madureira em frente à antiga distribuidora de bebidas Drama, estão apavorados com o aumento de assaltos a mão armada no trecho compreendido entre o Shopping Nova Iguaçu e o Posto Madureira 1, no início da estrada, administrada pelo governo estadual, mas que recebe intervenções da prefeitura. “Moro em frente ao Vikings e sou testemunha da ação dos assaltantes ali”, conta um dos residentes do local.

 

Quebra-molas
facilita

Segundo apuração da coluna, um quebra-molas colocado em frente ao bar obriga os motoristas quase pararem. “É nesse momento que os vagabundos aparecem para roubar”, conta Waldeck S., frequentador do Vikings, que passou a usar Uber após saber do terceiro assalto e quase morte da vítima que recebeu um tiro de raspão na perna ao tentar reagir. “Minha vida vale mais do que tudo”, acrescenta. “Gosto de beber meu chope nos finais de semana. Por isso quero continuar vivo”, finaliza Waldeck, em tom bem-humorado.

 

Solução é a
retirada

A Abílio Augusto Távora, nome atual da estrada, é federal, estadual ou de responsabilidade da Prefeitura de Nova Iguaçu? A velha e surrada pergunta volta à tona. Enquanto uns afirmam que a RJ é estadual, outros informam que o quebra-molas resulta de uma ação da prefeitura. O desejo comum é que a elevação exagerada que atravessa o asfalto precisa ser retirada do local.

 

Nova conta para aposentados e pensionistas

Os proventos e pensões de aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belford Roxo, a partir deste abril, passaram a ser pagos através do Banco Itaú. A determinação partiu do Instituto de Previdência dos Servidores (Previde). Para abertura da nova conta é necessário comparecer à agência 4562, localizada na Rua Getúlio Vargas, 125, centro de Belford Roxo.
Mais informações podem ser obtidas na sede do Previde, Rua José Cunha, 305, bairro Areia Branca e também por telefone: 2661- 1130 e 2661-1018, no horário das 10h às 16h.

 

Trabalho doméstico

Em 2017, 84,4% da população de 14 anos de idade ou mais tinham afazeres domésticos em casa ou em endereços de parentes, o que correspondia a 142,4 milhões de pessoas. Os dados integram o estudo Outras Formas de Trabalho 2017, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem (18), no Rio de Janeiro, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua).

 

Homens domésticos

As informações indicam, porém, a existência de uma grande diferença nas taxas de afazeres domésticos entre homens e mulheres. Enquanto 91,7% das mulheres faziam essas atividades, a proporção era de 76,4% entre os homens no mesmo período – uma diferença de 15,3 pontos percentuais. O percentual caiu em relação a 2016 quando houve aumento da taxa de afazeres domésticos, mas com maior intensidade entre os homens, cujo crescimento foi de 4,5 pontos percentuais.

 

Para finalizar

O percentual caiu em relação a 2016 quando houve aumento da taxa de afazeres domésticos, mas com maior intensidade entre os homens, cujo crescimento foi de 4,5 pontos percentuais. A maior taxa de afazeres domésticos no domicílio ou em domicílio de parente, por idade, ocorreu entre o grupo de 25 a 49 anos, onde o percentual atingiu 88,4%, seguido pelo grupo de 50 anos ou mais de idade, com 85,6%.

error: Conteúdo protegido !!