Deputados vão discutir roubo de celulares

“Temos que propor medidas de prevenção para que os roubos sejam evitados”, explicou, o deputado Aureo

“Temos que propor medidas de prevenção para que os roubos sejam evitados”, explicou, o deputado Aureo

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (5), às 14h30, audiência pública para discutir o aumento de roubos e furtos de aparelhos celulares e as consequências para o comércio e consumidor. O deputado federal Aureo (Solidariedade-RJ) presidirá o encontro, que contará com a presença de representantes da Anatel, promotores federais, estaduais, além de especialistas na área. O Secretário de Estado de Segurança do estado do Rio, José Mariano Beltrame, também participará do evento.
Aureo apresentou requerimento com base em dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) que mostrou aumento de 78,75% dos roubos de celulares entre janeiro e abril desse ano. “A notória falta de fiscalização e a incapacidade do Poder Público em investir em segurança e inteligência, aliada à legislação desatualizada, que não acompanha os acontecimentos, promovem o aumento das estatísticas de homicídios e lesões corporais graves, trazendo enormes prejuízos para a sociedade. Portanto, temos que propor medidas de prevenção para que os roubos sejam evitados”, explicou.
Aureo completa ainda, que na audiência serão discutidas as ferramentas necessárias para bloquear os aparelhos de telefones móveis, com o objetivo de coibir o aumento de roubos e furtos.
O parlamentar é autor de projeto de lei PL 1652/2015, que disciplina a comercialização de dispositivos destinados a promover o desbloqueio de aparelhos de telefonia móvel.
A proliferação desses crimes se dá, em grande escala, pela livre circulação de dispositivos eletrônicos destinados a promover o desbloqueio de aparelhos de telefonia móvel, mediante alteração no seu código IMEI (International Mobile Equipment Identity). Embora o acesso a esses dispositivos devesse ser restrito a operadoras de telecomunicação e empresas credenciadas de assistência técnica, o que acontece, na prática, é que o uso desses equipamentos se popularizou, caindo nas mãos de pessoas mal intencionadas.

error: Conteúdo protegido !!