Coluna Marcus Lauria – 16/06

BMW CONFIRMA PRODUÇÃO DO X3 M40I EM ARAQUARI

A fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, inicia no próximo dia 18 de junho, a fabricação do novo BMW X3 M40i. O X3 M40i passará a dividir a linha de produção catarinense com a versão xDrive30i X Line, cuja montagem teve início no último dia 26 de março, dias após o início das vendas de ambas as versões no mercado nacional. Além da terceira geração do SAV médio, a unidade fabril do BMW Group em Araquari também é responsável pela produção do sedã BMW Série 3, do SAV BMW X1 e do Sport Activity Coupé BMW X4.
Entre as principais inovações do SAV estão a conectividade e os dispositivos de assistência ao motorista, com destaque para o Driving Assistant Plus, que informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego em cruzamentos, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, possibilidade real de colisão traseira, além de controle e prevenção de aproximação inadvertida frontal. Outro sistema importante é o Parking Assistant Plus, que permite estacionar o veículo de forma segura e sem a necessidade de o condutor tocar no volante. Com o auxílio de câmeras e sensores, e da função Surround View, capaz de exibir imagens do entorno do veículo, em tempo real, o sistema realiza manobras de forma rápida e precisa.
O pacote de tecnologias conta ainda com dispositivos de segurança, como o Active Protection, capaz de detectar riscos de colisão iminente e acionar diversos equipamentos de proteção aos ocupantes, entre eles, os tensores dos cintos de segurança e o fechamento automático dos vidros das janelas e do teto panorâmico. A lista de itens de série do BMW X3 M40i agrega ainda faróis Full-LED adaptativos, aptos a distribuir a luminosidade de acordo com a velocidade e o ângulo de esterço do volante; sistema de navegação Professional, com botão seletor iDrive touch controller, dotado de tela de 10,25 polegadas, sensível ao toque e disco rígido com 20 GB para armazenamento de arquivos de áudio; display multifuncional de 12,3 polegadas; Head-up Display; e sistema de som Surround Harman Kardon.
A versão topo de linha M40i traz sob o capô o novo motor M Performance, de seis cilindros em linha, de 2.998 cm³, com 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm). Ambas contam com câmbio automático de oito marchas, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive.

CONSTELLATION 31.390 8×4 O CAMINHÃO MADEIREIRO DA VW

O segmento madeireiro acaba de ganhar um reforço de peso: o caminhão Volkswagen Constellation 31.390 8×4. Destinado a aplicações mistas fora-de-estrada e rodoviária, o veículo foi concebido sob medida para a operação, em parceria com o BMB Mode Center, centro exclusivo de modificações da MAN Latin America.
Outro diferencial do veículo é o fato de não contar com redução no cubo, o que otimiza sua operação nas rodovias, reduzindo o consumo de combustível e conferindo o melhor custo operacional a aplicações mistas com predominância rodoviária.
Os eixos traseiros estão equipados com uma tecnologia de bloqueio de diferencial automático, o “No-Spin”. Este sistema complementa o bloqueio longitudinal (bloqueio entre os eixos traseiros), permitindo que o caminhão trafegue pelos mais difíceis e severos tipos de terreno, sem possibilidade de atolamento em caso de lama em excesso.
Os primeiros modelos produzidos já estão em testes de campo com clientes como a Breda e segundo Eduardo Pilon, gerente de Operações da empresa, os resultados são bastante positivos.
Os veículos da frota da Breda rodam em média 10 mil quilômetros/mês, na região do Vale do Paraíba, no interior paulista, carregados com toras de madeira.

KIA NIRO EV TEM 450 KM DE AUTONOMIA

A Kia apresentou o Niro EV no Salão de Busan ainda sem data de lançamento na Europa (na Coreia do Sul começa a ser comercializado já neste ano), mas já revelou que o seu crossover compacto terá uma autonomia superior a 450 km.
O crossover totalmente elétrico apresenta-se com um “corpo aerodinâmico e superfícies esculpidas” distinto dos parentes Hybrid e Plug-in Hyvrid por “características exclusivas do design” tendo por base o Niro EV Concept.
Na Europa, o Niro EV estará equipado com um pacote de baterias de alta capacidade de lítio-polímeros de 64 kwh proporcionando uma autonomia de condução superior a 450 km com uma única carga.
Ligado a um carregador rápido de 100 kW, o crossover demora 54 minutos a recarregar as baterias até aos 80% – havendo a possibilidade de especificá-lo com um pacote de 39.2 kwh com autonomia até 300 km. Com tração dianteira, o motor do Niro EV desenvolve 150 kW (201 cv) de potência e 395 Nm de torque acelerando dos 0 aos 100 km/h em 7.8 segundos.
No interior, está a tela de 7.0 polegadas touch screen HMI (Human-Machine Interface) evoluído para a sua condição de totalmente elétrico num interior também renovado. Entre os assistentes de condução do crossover estão aviso de colisão frontal, cruise control com Start & Stop inteligente, ou guia de permanência na faixa (num nível 2 de condução autónoma).

error: Conteúdo protegido !!