Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até dia 22

Os municípios têm mais uma semana para imunizar a população

A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 22 de junho, conforme decisão do Ministério da Saúde (MS), para ampliar a cobertura vacinal contra a doença. Com cerca de 58% de cobertura vacinal, o estado do Rio tem a meta de imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas. Após o dia 25 deste mês, as crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos também poderão ser vacinados, seguindo orientação do MS. .

“É importante que a população procure se vacinar e se previna contra a doença, que é mais frequente nesse período do ano. A vacinação é necessária, pois, apesar da gripe não ser uma doença grave, pode se agravar entre os grupos prioritários”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

As doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. De janeiro até 13 de junho deste ano, foram notificados 596 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do RJ, sendo 22 deles causados pelo vírus H1N1 e 24 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificados 67 óbitos por SRAG, sendo 4 por H1N1 e 4 por H3N2.

“O inverno é a época de maior circulação do vírus no território fluminense, por isso precisamos que a população procure um posto de saúde para se vacinar, a fim de evitar o aumento das chances de transmissão, além das formas mais graves da doença entre os grupos suscetíveis. É importante que todo público-alvo se vacine, mesmo os que já se vacinaram em outra ocasião”, comenta a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cláudia Mello.

error: Conteúdo protegido !!