‘Prefeitura Presente’ volta ao bairro de Comendador Soares

Garantir seus direitos e um vínculo empregatício com o futuro patrão. Esse foi um dos motivos que levou a empregada doméstica desempregada Cláudia Antônio Santiago, de 45 anos, a buscar a segunda via da carteira de trabalho, nesta quinta-feira (16), durante a 18ª edição do ‘Prefeitura Presente’, projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu que tem como objetivo levar ações gratuitas aos bairros da cidade.
“Trabalho como empregada doméstica há 25 anos e nunca tive uma carteira assinada, sempre foi um trabalho firmado sem nenhum vínculo empregatício. Fui dispensada recentemente e não recebi nada. Vim no evento da prefeitura para tirar a segunda via da carteira de trabalho e garantir meus direitos. Com este documento vou me sentir mais segura. Essas ações nos bairros ajudam bastante a população”, garantiu Cláudia, que ainda levou a filha Francieli para fazer o recadastramento do Bolsa Família e o neto Davi, de 9 meses, para conseguir a isenção para registro de nascimento.
Quem esteve no evento, ainda pode fazer testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, isenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de outros estados, além de Benefício de Prestação Continuada, Vale Social, ID Jovem, distribuição da caderneta do idoso e reconhecimento de paternidade. A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) ainda disponibilizou o projeto Matemática na Praça, que atraiu muitas crianças. Através de jogos e brincadeiras, elas aprenderam sobre a matemática.
Vitor Emanoel Claudino de Freitas e Thamires Ribeiro da Silva, ambos de 25, foram uma das centenas de pessoas que fizeram diversos testes rápidos. Eles, que tiveram sífilis durante a gravidez do pequeno Davi, hoje com 3 anos, passaram por mais um exame de rotina.
“A cada dois meses fazemos esse tipo de exame. Esses testes rápidos são de prevenção. Minha esposa teve sífilis congênita durante a gravidez e tivemos que tratar com urgência para não prejudicar a saúde do nosso filho. Não queremos ser pegos de surpresa novamente”, lembrou Vitor.
O secretário de Saúde, Manoel Barreto Oliveira, ressaltou a importância dos testes rápidos nas edições do ‘Prefeitura Presente’.
“Nossa ideia é de descentralizar os serviços e oferece-los aos moradores. Esses testes rápidos podem detectar alguma doença, como o sífilis, e com o resultado na hora, podemos começar logo o tratamento. Vale lembrar que esses testes também podem ser feitos nos postos de saúde da cidade”, comentou.
O ‘Prefeitura Presente já passou pelos bairros de Cabuçu, Dom Bosco, Prados Verdes, Parque Todos os Santos, Lagoinha, Austin e Comendador Soares.

error: Conteúdo protegido !!