Saúde de Mesquita informa sobre sintomas e prevenção de câncer

(Márcio Maio/PMM)

Pacientes que aguardavam atendimento na UBS Edson Passos na manhã da última sexta-feira, dia 29 de março, receberam uma série de informações a respeito de saúde bucal. Junto com profissionais da própria unidade, uma equipe do Centro de Especialização Odontológica ministrou pequena palestra sobre a importância de manter a boca higienizada de forma correta. A ideia foi alertar o público sobre diversos males que podem afetar a saúde bucal, principalmente o câncer.

“Muitas vezes, os pacientes apresentam sintomas que são encarados de forma errada por eles. Nem sempre o que parece ser uma simples lesão ou cárie é isso mesmo. É importante que se tenha um cuidado especial com toda a limpeza da boca, além de realizar autoexames da cavidade oral, que inclui desde os dentes e gengiva até a língua e o céu da boca. Mesmo a higiene certa de uma dentadura é fundamental na prevenção”, alertou a enfermeira Francisca Leia.

Para ensinar os pacientes a maneira correta de escovar os dentes, o próprio coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas, Dr. Antônio Callado, levou materiais e fez demonstrações. Dr. Callado aproveitou para incentivar quem tem crianças até quatro anos de idade na família a procurar atendimento na Clínica Odontológica do Bebê. O espaço conta com uma sala exclusiva para palestras educativas, instrução de higiene oral e escovódromo. Profissionais especializados em odontopediatria dão expediente em consultas e procedimentos e a clínica funciona dentro do Centro de Especialidades Odontológicas de Mesquita, no segundo andar da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, na Avenida União 676, em Santa Terezinha.
“Atendemos esses bebês desde a gestação da mãe. Sentimos a necessidade de criar esse espaço em função do alto número de crianças nessa faixa etária que já apresentam cáries. Ali, o atendimento não se resume ao tratamento, mas inclui também estratégias de prevenção que são passadas para as mães”, avisou Dr. Callado, frisando ser de extrema importância os pais ficarem atentos à saúde bucal de seus filhos. “Se uma criança aparece com problemas sérios, precisamos comunicar o Conselho Tutelar e aquilo pode ser considerado maus-tratos”, alertou.
Luzia de Oliveira Alves, de 67 anos e moradora de Edson Passos, não sabia que teria acesso a tantas informações em tão pouco tempo. Disposta apenas a ter sua pressão arterial aferida, ela chegou à unidade por volta das 9h e saiu impressionada com o que ouviu. “Foi bom, aprendi coisas que jamais imaginei que precisasse. Eu não fazia ideia de como posso me prevenir contra o câncer de boca”, disse, logo depois de receber um kit de escovação da equipe de Saúde Bucal de Mesquita. O brinde foi distribuído a todos que estavam presentes na apresentação.

error: Conteúdo protegido !!