Defesa Civil de Mesquita participa de inspeção na barragem de Gericinó

Em continuação ao projeto de prevenção de acidentes, uma nova inspeção foi realizada na Barragem de Gericinó, localizada entre os municípios de Mesquita e Nilópolis. A ação aconteceu nesta sexta-feira, dia 5 de abril, comandada pelo Instituto Estadual do Ambiente, o Inea. Equipes de Defesa Civil de Mesquita e de Nilópolis também acompanharam os trabalhos. Este tipo de vistoria é necessário para garantir a segurança da população que vive no entorno.

Há dois meses, um encontro na sede do Inea, no Centro do Rio de Janeiro, já tinha sido realizado para esclarecer dúvidas a respeito da operação, fiscalização e da situação real da construção. A Barragem de Gericinó é um sistema composto por duas estruturas: uma no Rio Sarapuí e outra no Rio Pavuna, nos municípios de Mesquita e Nilópolis. Ele foi erguido na década de 1990, depois de inundações que atingiram a Baixada Fluminense. A função do sistema é controlar o fluxo de água e, assim, evitar as cheias.
O INEA deu início à elaboração do Plano de Segurança de Barragem (PSB) no final de 2018, com a elaboração do Relatório de Inspeção de Segurança Regular. Em 2019, se iniciaram os estudos necessários para elaboração do Plano de Ação de Emergência (PAE), em parceria com a Defesa Civil Estadual, e o complemento do PSB, com previsão para o ano de 2019.

error: Conteúdo protegido !!