COLUNA ESPAÇO MOTOR por JOÃO MENDES – 12/09

Nervoso Abarth 500
150911 V21B 150911 V21C

O charmoso Fiat 500 ficou brabo e passou a ter o nome Abarth que vem de uma tradicional divisão da Fiat responsável pela preparação de carros que fizeram história nas competições. Enquanto o Fiat 500 começa com motor 1.4 L de 88 cavalos de potência o 500 Abarth tem quase o dobro, com 162 cavalos o que torna a relação peso potência muito boa já que o carrinho pesa um pouco mais de 1000 kg. O Abarth também tem motor 1.4 L mas com turbo e o câmbio é manual de cinco marchas, assim atinge 214 km/h de velocidade final e arranca de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. Além da usina de força mais braba o resto da estrutura também acompanha, tudo foi redimensionado para atender a potência dobrada e os pneus são de perfil mais baixo em rodas de 16 “ e a suspensão foi recalibrada para fazer melhor as curvas mas sente bastante as imperfeições do asfalto, é um carro pra quem gosta de esportividade e sabe que o conforto vai ficar comprometido. As arrancadas são divertidas e impressionam aqueles que não conhecem esta versão. Piso no acelerador e o carro vai embora afinal são 23,5 kgf.m de torque. Na cidade é muito divertido andar com ele porque cabe em qualquer lugar e você pode se deslocar de uma faixa pra outra rapidamente usando as qualidades do motor. Pra parar os freios são a disco nas 4 rodas. Na segurança nota 10 para os air bags afinal são sete ao todo, frontais, laterais, de cortina e até um para os joelhos do motorista. Internamente ele é bem diferente do Cult que é a versão de entrada do 500. Os bancos perderam o ar retrô e passaram a ter estilo esportivo e moderno, o painel deixa de ser analógico e passa ter todos os dados em digital e aí destaque para o tamanho grande dos números do velocímetro que ajudam muito no dia a dia já que as grandes cidades estão infestadas de radares prontos pra pegar você num excesso de velocidade e qualquer descuido a multa chega. Na esquerda do mostrador central esta um secundário que indica a pressão do turbo. Outro detalhe do painel é que ele possui sensor para a iluminação que acende automaticamente quando se entra num túnel ou em um local mais escuro independentemente dos faróis estarem ligados. Além da decantada esportividade o carro possui sistema de som da Beats, marca da moda, com entrada auxiliar e conexão USB de fácil acesso, situada no console central. No interior também chama a atenção o volante multi função que ganhou seção reta na parte de baixo o que dá mais esportividade e o teto solar torna os passeios mais agradáveis. Visualmente a fera tem um design diferenciado e esportivo com o logotipo Abarth em profusão e sem nenhum da Fiat justamente para indicar que se trata de algo exclusivo. Gostei dos novos para-choques e saias mas não gostei do suporte da placa dianteira, muito grande. Enquanto as outras versões do 500 tem a placa aparafusada diretamente no para-choque dianteiro no Abarth foi colocada um suporte grande que não me agrada e nem a outras pessoas que me comentaram esse exagero. Para chamar a atenção nas ruas e se divertir bastante acelerando um Abarth o preço dele é de R$94 mil, mas cuidado, tem muita potência, é instigante, arisco e não aconselhável para afoitos menos experientes.

 

O negócio é exportar
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, divulgou que as exportações de autoveículos, que engloba automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, aumentaram 10,5% este ano comparado com o ano passado. O volume de veículos exportados este ano chegou a 260 mil unidades enquanto no mesmo período do ano passado era de 235,3 mil.

 

Motocicletas Indian no RJ
O Grupo Premium que possui concessionárias no Rio de Janeiro das marcas Jaguar, Land Rover e Kia vai representar a marca de motocicletas Indian que fará sua estreia no Brasil no próximo Salão Duas Rodas, em SP, de 7 a 12 de outubro. O primeiro modelo a ser comercializado em terras brasileiras será o Scout, uma custom com motor V2, 1.130 cc, câmbio de 6 marchas e 100 cavalos de potência.

 

Usados em alta
Com a crise e a população não querendo se endividar devido a tantas incertezas na política econômica do país, o mercado de autos usados cresceu. Isso é normal mas piora a crise nas montadoras que já demitiram 20% de seus funcionários este ano.

 

Chegada sensacional
Depois de 146 voltas de muitas disputas e ultrapassagens, o Mitsubishi Lancer Evolution X, pilotado por três feras do automobilismo, Ingo Hoffmann, Guilherme Spinelli e Leandro Almeida venceu a 31ª edição do tradicional 500 km de São Paulo, realizada no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Na segunda posição chegou, com uma impressionante diferença de apenas 0 segundo e 109 milésimos, a Ferrari F430 de Renato Cattalini e Fábio Greco.

error: Conteúdo protegido !!