COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 25-06-22

FIAT APRESENTA A VAN SCUDO

Com tanta gente comprando pela internet o volume de entregas cresceu assustadoramente e visando dar agilidade aos entregadores e a todas as empresas que fazem entrega a Fiat lança sua van Scudo nas versões de carga e passageiros. O bom dessa novidade é que ela pode ser o conduzida apenas com a carteira de habilitação na Classe B. Outra vantagem é que ela tem altura de 1,92 m o que permite sua entrada numa garagem normal. 

A versão de carga tem infinitas possibilidades já que consegue transportar 6,1 m³ tendo capacidade para 1,5 toneladas. A Scudo tem capacidade de carga quase o dobro da Fiat Fiorino e é menor que a Fiat Ducato que tem versões que carregam de 8 a 15 m³.

A Scudo na versão de passageiros denominada Multi tem configuração de bancos 7+1, 7 passageiros mais o motorista, e em outubro a Fiat começa a disponibilizar a venda a versão Family Car com 8 lugares, ideal para quem tem família grande, pois conta com revestimento interno de alto padrão, bancos reclináveis, ar-condicionado para todos os ocupantes e 850 litros de porta-malas.

A versão multi ainda pode ser adaptada para uso de acordo com as diferentes necessidades do cliente, podendo ser usada como ambulância, floricultura, pet móvel, escritório móvel, entre outras opções. 

A Fiat terá empresas homologadas para a realização destas transformações a partir de outubro. A outra grande novidade é a versão E-Scudo com motorização 100% elétrica de 136 cavalos e câmbio automático enquanto as outras versões levam a motorização 1.5 turbo diesel, 4 cilindros, 16V, de 120 cavalos, câmbio manual de 6 velocidades que tem consumo de 12,4 km/l e uma autonomia de aproximadamente 800 km.

As versões Carga e Multi são produzidas na fábrica de Nordex no Uruguai a versão com motorização elétrica vem importada da França. Disponível na exclusiva cor Cinza Artense ou Branco Banchisa, o Fiat Scudo possui garantia de três anos ou 100 mil km nas versões térmicas. Na versão elétrica, além dos 3 anos (ou 160 mil km) do veículo, a garantia da bateria é de 8 anos. 

A pré-venda já começou na rede profissional da Fiat e o test-drive já estará disponível na próxima semana nas principais concessionárias da rede Fiat. No dia 1° de agosto terão início as vendas em mais de 200 pontos da marca em todo o Brasil. 

Os preços sugeridos são: Fiat Scudo Cargo: R$ 187.490; Fiat Scudo Multi: R$ 192.490 e Fiat e-Scudo Cargo: R$ 329.990. Uma curiosidade, todos os veículos comerciais da Fiat levam o nome de uma moeda porque eles são para faturar.

CAOA CHERY TIGGO 8 PRO PLUG-IN HYBRID EM AGOSTO

O SUV top de linha da CAOA Chery ficou ainda mais sofisticado e inovador. Reunindo o máximo da performance aliada à economia de combustível e redução de emissões, o Tiggo 8 ganha versão PRO Plug-in Hybrid, que será comercializada junto com a versão a combustão, e se torna, mais uma vez, um ícone de todo o potencial da CAOA Chery em termos de tecnologia, refinamento e inovação, agora, com foco na mobilidade sustentável. 

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid chega ao mercado nacional como o primeiro veículo híbrido Plug-in a contar com dois motores elétricos, o que possibilita a entrega de ainda mais potência ao modelo e mais economia. Os dois propulsores elétricos, combinados com o motor a combustão 1.5 Turbo a gasolina, entregam 317 cv de potência máxima e 56,6 kgfm de torque. O modelo também marca a estreia da tecnologia DHT (Dedicated Hybrid Transmission) no Brasil. Primeira transmissão do mundo dedicada a modelos híbridos, torna muito mais eficaz e inteligente a gestão dos três motores.

Com isso, o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,72 segundos. O consumo médio combinado é de 42,7 km/l, o modelo tem capacidade combinada para rodar cerca de 77,6 km de forma 100% elétrica, com a facilidade de poder ser recarregado na tomada sempre que necessário. Desenvolvido para proporcionar excelência em termos de experiência de condução, o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid conta também com sistemas de assistência ao motorista (ADAS), que chegam para complementar a ampla gama de tecnologias de segurança, conforto e tecnologia já presentes na versão anterior.

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid chega às concessionárias em agosto, com preço de pré-venda de R$269.990,00.

COMEÇARAM AS VENDAS DO LEXUS ES 300H 2022

As concessionárias da Lexus no Brasil já estão comercializando a linha 2022 do ES 300h, luxuoso sedã da marca. Dentre as novidades, o modelo chega com uma grade frontal redesenhada com padrão em L e acabamento cromado, novo sistema de infotainment com tela LCD de 12,3 polegadas sensível ao toque e a adição do sistema de saída de faixa do Lexus Safety System, reconhecido pacote de segurança ativa da marca. O sedã ES é oferecido pela Lexus no Brasil desde 2012.

Em 2018, a configuração hÍbrida do sedã passou a ser oferecida pela primeira vez por aqui, quando a Lexus foi pioneira ao anunciar um portfólio 100% eletrificado no País. A linha 2022 do ES 300h busca reforçar ainda mais os já conhecidos atributos da Lexus, como prazer único ao dirigir, mais segurança aos ocupantes e conforto inigualável que prima pelos detalhes.

Equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson de 2.5L, quatro cilindros, combinado a um propulsor elétrico compacto, gera 211 cv e alia excelente performance, modernidade e sustentabilidade. Para controlar o sistema híbrido do ES 300h, a transmissão Hybrid Transaxle, já conhecida pelos consumidores Lexus por proporcionar aceleração mais linear, contribui também com a eficiência de combustível e um dirigir mais prazeroso.

Além disso, o modelo é equipado com sistema de tração all-wheel drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, de acordo com o tipo de terreno.

GWM BRASIL APRESENTA TECNOLOGIA HÍBRIDA

A GWM Brasil apresentou os detalhes da sua tecnologia híbrida DHT (Dedicated Hybrid Technology), que vai equipar os veículos que a marca pretende lançar no mercado brasileiro a partir do fim deste ano. O sistema DHT GWM é a principal tecnologia responsável pelo crescimento global da empresa e em breve estará no Brasil para mostrar ao consumidor local por que é a solução híbrida mais eficiente do mercado. Um de seus maiores diferenciais é a capacidade de entregar ao motorista uma experiência real conduzir um veículo elétrico. O sistema DHT GWM é aplicado sempre à plataforma LMN, que foi desenvolvida especialmente para dar origem aos novos veículos eletrificados da GWM.

A tecnologia consiste em um motor 1.5 turbo, uma dupla motorização elétrica (chamada de Dual Motor) e um par de engrenagens fixas que conectam o motor a combustão às rodas. O Dual Motor tem três funções nesse sistema: transmitir o movimento diretamente para as rodas, recarregar a bateria do conjunto híbrido e, em condições de alta demanda de torque, auxiliar o motor a combustão gerando torque adicional. E

m vez de recorrer a um câmbio tradicional com diversas marchas, o motor a combustão do conjunto DHT GWM utiliza apenas duas engrenagens: uma destina-se ao uso em altas velocidades e a outra para as médias velocidades, sempre trabalhando em conjunto com o Dual Motor. Para as baixas velocidades, o sistema privilegia a condução com a motorização elétrica, que também pode atuar em algumas situações de médias velocidades.

Outra característica do DHT GWM é o recurso que permite utilizar o motor a combustão como gerador, apenas para recarregar a bateria, que por sua vez vai alimentar a motorização elétrica que gera a tração para as rodas. Nessa situação, o motor a combustão trabalha sempre em um regime de rotação de máxima eficiência, reduzindo o consumo de combustível quando for acionado.

O sistema DHT GWM permite a oferta de três versões de modelos híbridos: híbridos convencionais (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos plug-in com um motor elétrico extra no eixo traseiro (PHEV P4). Atualmente, os powertrains do sistema DHT GWM já estão sendo testados no Brasil para que possam se adequar às condições de rodagem do território brasileiro e para atender às necessidades e preferências do consumidor brasileiro. Um dos primeiros modelos a adotar o DHT GWM no Brasil será o Haval H6.

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