Diversão e Lazer – 18/04/2015

Domingão especial para crianças e adultos em Queimados
SONY DSC 150417 H81B
O domingo é de diversão e esporte no bairro Vila Pacaembu em Queimados. Dois eventos prometem animar crianças e adultos. O primeiro é para quem gosta de copeira e com direito a troca de cordas e batizado, será realizado na sede da secretaria de Esporte e Lazer da cidade, na Avenida Maracanã, s/nº, a partir das 10h. O segundo é o Torneio de Abertura do Núcleo Regional de Judô da Baixada Fluminense, que acontecerá no Ginásio Poliesportivo Municipal Metodista, às 8h.

As atividades de capoeira são direcionadas aos alunos que praticam o esporte na Vila Olímpica. Na oportunidade será feito o batizado da turma, momento em que os alunos recebem a sua primeira graduação, ou seja, a primeira corda que é amarrada na cintura do capoeirista. Haverá também a entrega de cordas, que é o evento no qual os capoeiristas são graduados de acordo com seus conhecimentos e com o tempo de prática na capoeira.
De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, durante o batizado o aluno receberá um apelido que levará por toda sua vida de capoeirista, recordando a tradição que ocorre desde os tempos em que a capoeira era considerada uma arte marginal. “O batizado é um dia de grande importância para o esporte, pois neste dia realizamos uma festa em que os novos capoeiristas são apresentados à comunidade, jogam com outras pessoas e desfrutam da oportunidade de até conhecerem mestres mais antigos”, disse.
Antônio José de Assis, o Mestre Comprido, explica os critérios avaliados na troca de cordas. “Cada graduação é representada por uma cor na corda que é amarrada na cintura do capoeirista. Para que um aluno troque de corda, são avaliados fatores como desenvolvimento do aspecto motor: flexibilidade, coordenação motora, ritmo, agilidade, habilidades para tocar os instrumentos, como o berimbau, atabaque e o pandeiro, interesse nos estudos e respeito ao próximo também são levados em consideração”, afirmou.
O Torneio de Judô
No Ginásio Poliesportivo Municipal Metodista, que fica na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, o quimono é o destaque. Cerca de 400 atletas devem participar do Torneio de Abertura do Núcleo Regional de Judô da Baixada Fluminense. Os participantes serão divididos em oito categorias, com competidores a partir de seis anos de idade. O evento é promovido pelo Núcleo Regional da FJERJ (Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro).
Para o Professor Luiz Carlos Monteiro é importante hospedar mais um grande evento esportivo na cidade. “É uma honra sediar uma competição deste porte, por isso através do nosso Prefeito Max Lemos damos toda a estrutura necessária para a realização da atividade. Isso faz com que a cada dia aumente o interesse das pessoas pela prática do judô. O objetivo de realizar o campeonato na cidade é proporcionar disputas saudáveis com o intuito de incentivar os nossos jovens para serem campeões no esporte e na vida”, finalizou.

Cinema grátis na Praça do Pacificador
150417 H82
A tela do Cine em Cena Brasil ficará montada na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, de segunda a quinta-feira (20 a 23). Serão exibidas quatro sessões diárias com longas-metragens de graça para à população. A iniciativa é uma realização da Ibirajá Produções com a parceria com a secretaria municipal de Cultura e Turismo.
Em cartaz estarão produções nacionais e internacionais de sucesso, como, “Se Puder… Dirija!”, “S.O.S Mulheres ao Mar”, “Colegas”, e as animações em 3D “Como Treinar o seu Dragão 2”, “Rio 2”, “Jack, o Caçador de Gigantes”. Será montada uma tenda com 225 lugares, ar-condicionado, cadeiras com almofadas e projeções em 3D. O evento é uma realização da Ibirajá Produções com a parceria da prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura e Turismo.
“É uma grande iniciativa trazida para Duque de Caxias, ressaltando a importância do cinema como uma ferramenta cultural do nosso país, com um projeto feito por profissionais de muita relevância no mundo do cinema”, destaca o secretário de Cultura, Jesus Chediak.
A bordo de um caminhão que se transforma em cinema, a dupla de produtores José Carlos da Silva e Edson Souza lidera o projeto que renova a proposta de cinema itinerante criada pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade, As Melhores Coisas do Mundo e Uma História de Amor e Fúria).
Levando a vida no cabelo
150417 H83
A Praça Santa Dumont, em Nova Iguaçu, será palco da peça “Levando a vida no cabelo” hoje, às 17h. O espetáculo de rua é gratuito e aborda questões da cultura e da estética negra, por meio de lenços, panos e cabelos. A plateia pode ganhar um turbante ou um penteado afro.
Domingo é dia Torneio de Judô da Baixada. Mais de 400 atletas irão participar das atividades
150417 H85 150417 H84
Queimados se vestirá de quimono e apertará forte a faixa na cintura neste domingo. A diversão começa no Ginásio Poliesportivo Municipal Metodista, na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, em Vila Pacaembu, a partir das 8h com o Torneio de Abertura do Núcleo Regional de Judô da Baixada Fluminense.

Mais de 400 atletas divididos em oito categorias, com competidores a partir de seis anos de idade participarão das atividades. O evento é promovido pelo Núcleo Regional da FJERJ – Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.
O secretário de Esporte e Lazer do município, Professor Luiz Carlos Monteiro, destaca a importância de hospedar mais um grande evento esportivo: “É uma honra sediar uma competição deste porte, por isso através do nosso Prefeito Max Lemos damos toda a estrutura necessária para a realização da atividade. Isso faz com que a cada dia aumente o interesse das pessoas pela prática do judô. O objetivo de realizar o campeonato na cidade é proporcionar disputas saudáveis com o intuito de incentivar os nossos jovens para serem campeões no esporte e na vida”, finalizou.
Para os alunos da Vila Olímpica da cidade a participação da turma na competição é especial por ser realizada no município e por isso pretendem lutar com todas as forças para que o máximo de medalhas fiquem na cidade anfitriã. Os professores Ricardo Santos e Iara Carita estão confiantes em bons resultados. Para Iara, os treinamentos constantes e o bom rendimento em outras competições podem fazer o diferencial para os queimadenses: “Nós estamos treinando bem e tem dado certo. Vamos receber os melhores judocas da Baixada em nossa casa e vamos brigar pelas primeiras colocações”, disse.

error: Conteúdo protegido !!