COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 22-10-22

NISSAN COMPLETA 22 ANOS DE BRASIL E PRESERVA MEMÓRIA

Parabéns para a Nissan que nesse mês de outubro completa 22 anos de operação oficial no Brasil e para conservar seu passado, também celebrando seu compromisso com o futuro no país, criou o espaço Memória Nissan. A área fica dentro do Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, e tem como principal objetivo ser um local para preservar a história da marca no país.

Após ter sido representada por empresas importadoras locais em diferentes épocas no Brasil – os primeiros registros datam do início dos anos 1950 –, a Nissan se instalou oficialmente com uma filial no país no ano 2000. Inicialmente, a marca comercializou veículos importados, evoluindo depois para a produção local, com destaque para a inauguração do seu próprio Complexo Industrial brasileiro, em 2014, em Resende (RJ).

“Chegamos aos 22 anos com uma base sólida e muitas novidades que nos preparam para um futuro promissor para a Nissan. Como a abertura do segundo turno na fábrica de Resende, o anúncio do investimento de até R$ 1,3 bilhão para a fabricação de futuros produtos e adoção de novas tecnologias na linha de produção, o lançamento do programa de carros por assinatura Nissan Move, a expansão do nosso plano de eletrificação e a renovação de nossos produtos, como o Novo Kicks e a Nova Frontier. Vamos evoluir apoiados pela nossa rede, com foco em oferecer a melhor experiência para os nossos clientes e nos tornando dia a dia uma empresa mais diversa e que valoriza a equidade e a inclusão”, afirma Airton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul e diretor geral da Nissan do Brasil.

E o ainda jovem Complexo Industrial de Resende, onde é produzido o Nissan Kicks, foi o local escolhido para a empresa passar a conservar seus veículos que marcam essa trajetória em solo nacional.

O espaço Memória Nissan fica instalado no prédio da fábrica de motores, local da produção do motor 1.6 16V flexfuel que equipa o Nissan Kicks. Inicialmente, o acervo começa com cinco carros que marcaram a história mais recente da marca japonesa no Brasil e foram guardados por diferentes áreas da empresa.

PRÊMIO ABIAUTO CHEGA A SUA 24ª EDIÇÃO

Em 1998 foi fundada a Abiauto, a Associação Brasileira de Imprensa Automotiva, que reuniu os mais expressivos e conceituados jornalistas especializados em atuação no país. E com sua fundação veio o Prêmio Abiauto para que esses jornalistas fossem coerentes com o compromisso de transmitir aos seus públicos locais e pessoais as impressões decorrentes do conhecimento obtido em testes de literalmente todos os veículos que eram lançados pelas indústrias acontecimentos aos quais compareciam como repórteres convidados.

Esse compromisso persiste até hoje num dos itens do regulamento do Prêmio que exige a condução do veículo para que ele possa ser objeto de eleição, sem conhecimento real não existe opinião desinteressada. Outro compromisso com a credibilidade é o fato de que os jornalistas eleitores do Prêmio adquiriram ao longo de décadas vasto conhecimento técnico e de mercado que embasa seus votos, não há espaço para achismos, os votos não influenciam, os votos informam. E informam com abrangência e impacto.

Os eleitores do Prêmio Abiauto representam jornais, revistas, TV, sites e rádios de praticamente todos os estados da União, atingindo mais de 120 milhões de cidadãos interessados em veículos em seus mais variados temas, lançamentos, indústria, negócios, tecnologia, esporte, memória, etc.

A votação vai acontecer em São Paulo, no dia 28 de novembro, e a expectativa é grande porque em 2022 tivemos muitos e importantes lançamento.

VEM AÍ MAIS UM ELÉTRICO, PEUGEOT E-2008

Na esteira de seu crescimento no mercado brasileiro a Peugeot, que já comercializa os veículos elétricos e-208 (hatch) e o e-Expert (van comercial), está empolgada e vai lançar em novembro o SUV elétrico e-2008 que foi lançado na Europa em 2019.  

LAND ROVER CELEBRA 75 ANOS COM EDIÇÃO ESPECIAL

Para celebrar o aniversário de 75 anos da Land Rover, a marca apresenta a série especial Defender 110 75th Limited Edition com detalhes singulares que celebram a história desse veículo ao longo dos anos. Em 1948, a Land Rover apresentou no Salão do Automóvel de Amsterdã o Série I, veículo que mais tarde viria a se tornar o lendário Defender.

Desde sua criação, ele tem sido protagonista em seu segmento e sua força e robustez se tornaram características que o levaram ao patamar de um verdadeiro ícone off-road. Disponível no Brasil na opção 110 com chegada prevista para janeiro de 2023, o Defender 75th Limited Edition foi criado na cor Verde Grasmere, tonalidade exclusiva para essa edição e introduzida pela primeira vez no novo Defender. Suas belíssimas rodas de liga leve de 20 polegadas também receberam a pintura especial no mesmo tom de verde.

Ainda no exterior, o veículo traz um grafismo único de 75 anos, além de para-choques na cor Ceres Silver. O interior robusto e versátil do Defender recebeu tratamento exclusivo, com o console com acabamentos feitos na cor Verde Grasmere escovado e grafismos gravados a laser nas extremidades laterais do painel.

Os assentos têm acabamento na cor Resist Ebony, com detalhes no console central feitos com o Robustec – material premium mais robusto disponível no Defender.

CARROS ELÉTRICOS CONTINUAM EM ALTA EM 2023

O ano ainda não acabou, mas as montadoras de veículos já começaram a anunciar os seus lançamentos para 2023. Pelo menos quatro deles serão elétricos. Três são desenvolvidos por fabricantes já conhecidas do consumidor brasileiro: Renault, Ford e Kia, mas a lista inclui ainda a chinesa Great Wall, que faz sua estreia no mercado nacional.

Para o especialista em eletromobilidade Ricardo David, da Elev, os lançamentos são uma resposta do mercado para uma demanda crescente dos consumidores por veículos elétricos. “Todo mercado é movido por oferta e demanda e o setor automotivo não é diferente. As montadoras estão de olho no aumento das vendas de elétricos e estão se movimentando”, explica. Números recentes mostram como o segmento está aquecido. Elétricos e híbridos bateram recorde de vendas no mês passado, totalizando 4.980 unidades comercializadas. Para efeito de comparação, em setembro de 2021 foram registradas 2,4 mil vendas. Já os licenciamentos passaram de 267 há um ano para 1,4 mil em 2022, considerando o mesmo recorte de setembro.

“Ainda estamos muito atrás no comparativo com outros países. Na China, os eletrificados já representam 24% de todos os automóveis em circulação, enquanto no Brasil essa porcentagem é de 2,4%”, diz Ricardo David. “No Brasil, temos condições de estabelecermos uma produção nacional, desenvolvermos a estrutura e permitirmos que essa realidade chegue ao nosso mercado.” “Ainda estamos muito atrás no comparativo com outros países. Na China, os eletrificados já representam 24% de todos os automóveis em circulação, enquanto no Brasil essa porcentagem é de 2,4%”, diz Ricardo David. “No Brasil, temos condições de estabelecermos uma produção nacional, desenvolvermos a estrutura e permitirmos que essa realidade chegue ao nosso mercado.”

Os preços elevados, no entanto, ainda tornam o carro elétrico um sonho de consumo distante para a maioria dos brasileiros. Porém, se em curto prazo o investimento é alto, a manutenção e a recarga representam até 50% de economia, se comparado aos veículos a combustão. Assim, quem já decidiu adquirir um automóvel elétrico, pode economizar a longo prazo. Os preços elevados, no entanto, ainda tornam o carro elétrico um sonho de consumo distante para a maioria dos brasileiros.

Porém, se em curto prazo o investimento é alto, a manutenção e a recarga representam até 50% de economia, se comparado aos veículos a combustão. Assim, quem já decidiu adquirir um automóvel elétrico, pode economizar a longo prazo. Pelo menos mais quatro lançamento de carros elétricos já estão programados para o Brasil em 2023: Ford F-150 — A picape mais vendida nos Estados Unidos há mais de quatro décadas chega ao Brasil com uma versão híbrida e outra totalmente elétrica; Kia EV6 –O crossover foi o eleito o carro do ano na Europa e promete ser um dos modelos do segmento com maior autonomia; Renault Megane –Lançamento marca a volta da marca para o Brasil, mas no formato de um crossover elétrico e o Great Wall Haval H6 — O SUV híbrido marcará a estreia da montadora chinesa em solo brasileiro.

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