COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 04-03-23

ANDEI NO RENAULT KWID E-TECH 100% ELÉTRICO

Eu testei o Renault Kwid e-Tech 100% elétrico pelas ruas do Rio de Janeiro por uma semana. Ele é aproximadamente 6 a 7 vezes mais econômico do que um carro com motor a combustão.

Tem autonomia de 298 km e numa simples tomada de 220 você carrega completamente a bateria em 9 horas.

Seu motor tem 65 CV e a aceleração de 0 a 100 km/h é de 13,3 segundos mas ele surpreende no início dessa aceleração fazendo de 0 a 50 km/h em apenas 4,1 segundos o que é muito bom, e é o que mais acontece no dia a dia, principalmente na arrancada quando o sinal verde acende.

Andando com o carro, ao tirar o pé do acelerador, dá pra sentir o carro desacelerando e mostrando no painel que está recuperando energia fazendo com que a autonomia seja renovada. 

O consumo de energia e a autonomia também são mostrados no próprio painel através de barras verdes e vermelhas para o motorista ajustar seu modo de dirigir e economizar mais energia. 

Produzido na China esse sub compacto é muito diferente do Kwid montado no Brasil com motor a combustão. Parece ser até outro modelo pelos acabamentos e os equipamentos. É muito gostoso andar no Renaut Kwid e-Tech pelas suas dimensões compactas, cabe em qualquer vaga, pela boa arrancada e pela dirigibilidade.

Tem suspensão firme e é muito silencioso com zero emissão de ruído ou vibração, com isso ele possui um sistema que emite um alerta sonoro em caso de aproximação de pedestres ou outros veículos.

O Renault Kwid e-Tech tem garantia de 3 anos ou 100.000 km e custa R$149.990.

OS AUTOS MAIS VENDIDOS EM FEVEREIRO

Fevereiro é um mês mais curto e ainda tem o carnaval. Com isso o mercado de veículos teve uma redução de 8,20% em relação a janeiro de 2023 e 2,68 em relação a fevereiro do ano passado.

Vamos aos 10 mais: 1º Chevrolet Onix 6.084 unidades comercializadas;

2º Chevrolet Onix Plus 5.125;

3º Hyundai Creta 4.606;

4º Fiat Argo 4.536;

5º Jeep Compass  4.430;

6º Volkswagen T Cross 4.294;

7º Fiat Mobi 4.074;

8º Renault Kwid 3.827;

9º Chevrolet Tracker 3.769

10º Volkswagen Polo 3.762.

No geral a marca que vendeu mais foi a Fiat com 26.607 unidades e a marca premium que vendeu mais foi a BMW com 749 unidades.

OS COMERCIAIS LEVES DO TOPO

A imbatível Fiat Strada continua na primeira posição do mercado de comerciais leves vendendo mais que o dobro do segundo colocado. A Fiat Strada teve 6.837 unidades comercializadas ficando em primeiro e vendendo mais que o hatch Chevrolet Onix que encabeça a linha dos autos mais vendidos.

Em segundo Fiat Toro com 3.191;

3º Toyota Hilux 2.814;

4º Volkswagen Saveiro 2.092;

5º Chevrolet S10 1.512;

6º Ford Ranger 1.025;

7º Fiat Fiorino 911;

8º Mitsubishi L200 787;

9º Renault Oroch 718

10º a renault Master 482.

SHOW DE MOTOS CUSTOMIZADAS

Já começaram as eliminatórias do Bike & Art Moto Brasil que seleciona as melhores motos customizadas que serão expostas na etapa final que vai acontecer na edição de 2023 do Moto Brasil Experience que é a nova denominação do Salão Moto Brasil.

As eliminatórias acontecem aos domingos e o endereço é Estrada dos Bandeirantes, 11.053. A entrada é de graça. Já o Moto Brasil Experience vai acontecer no Riocentro de 26 a 28 de maio.

JEEP LIDERA NO SEGMENTO DOS UTILITÁRIOS ESPORTIVOS

No encerramento do primeiro bimestre de 2023, a Jeep® garantiu a liderança do segmento de SUVs com 17.578 mil unidades emplacadas. Além disso, a marca também se destacou no resultado mensal de fevereiro, com 19,2% de share entre os SUVs e 9.054 emplacamentos, o que a colocou como a quinta marca que mais vende no mercado brasileiro, com 7,5% de participação, considerando todos os segmentos.

Fevereiro também pode ser considerado o mês do Jeep Commander. Durante o mês, o modelo garantiu, mais uma vez, a liderança do seu segmento, com 35% de market share e 1.577 unidades comercializadas. Como se não bastasse, o Commander ainda tem mais motivos para comemorar: alcançou a marca de 40 mil unidades produzidas e comemorou o feito no Galo da Madrugada, festividade típica da cultura pernambucana e que a Jeep foi uma das patrocinadoras oficiais.

O Jeep Compass também fez bonito mais uma vez. Com 43% de share, manteve a liderança com folga do segmento de C-SUVs durante o mês de fevereiro. Foram 4.430 unidades comercializadas, o que corresponde a mais de mil unidades à frente do segundo colocado. Considerando os dois primeiros meses do ano, o Compass já emplacou 8.569 unidades, o que garante o sucesso absoluto do modelo junto aos clientes brasileiros.

Tanto em fevereiro, como no acumulado do ano, o Jeep Compass garantiu seu lugar na lista dos TOP 10 modelos mais vendidos do mercado, considerando todos os segmentos.

Os resultados da Jeep ganharam ainda mais força com as vendas do Jeep Renegade, que obteve em fevereiro 9,5% de participação no concorrido segmento dos B-SUVs, com 3.019 unidades vendidas. Jeep Wrangler e Gladiator completaram os números da marca no mês.

error: Conteúdo protegido !!