Taxistas em protesto causam 55 quilômetros de engarrafamento no Rio

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Motoristas precisaram ter paciência na ida para o trabalho, na manhã desta quinta-feira (27). Isso porque, além da grande movimentação de veículos normal para o horário, um protesto de taxistas complica o trânsito em vários pontos. A cidade do Rio registrava 55 quilômetros de congestionamento às 9h25m desta quinta-feira, de acordo com o Centro de Operações Rio (COR). O normal para o horário, segundo a prefeitura, seria de 31 quilômetros.

Os manifestantes saíram em carreata de vários bairros do município em direção à sede da prefeitura do Rio, na Cidade Nova, onde será realizado um ato.

Os condutores dos amarelinhos partiram de Copacabana, na Zona Sul; da Ilha do Governador e Del Castilho, na Zona Norte; e da Barra da Tijuca e Realengo, na Zona Oeste.

A categoria reivindica, entre outras pautas, uma maior fiscalização em aplicativos que realizam o transporte de passageiros sem autorização judicial, além da liberação das autonomias cassadas de motoristas auxiliares.

“A gente está há 20 dias tentando falar com o prefeito, mas ele não nos recebeu. Nós já explicamos as nossas reivindicações (a outros representantes da prefeitura), mas não fomos atendidos, exceto por uma que alterou para oito anos o tempo de vigência. As principais reivindicações são os aplicativos, que não têm autorização como a 99 e Cabify, que trabalham ilegalmente e não tem limite de carros. É uma desigualdade muito grande. A nossa intenção é que o prefeito nos receba e veja como esta a situação da nossa classe”, explicou Jardel Meira, presidente do Sindicato autônomo.

Os táxis que participam do ato têm a permissão da Guarda Municipal para estacionar no Sambódromo, no trecho entre os setores 3 e 9. A autorização foi dada na noite desta quarta-feira (26), durante uma reunião entre representantes da prefeitura e líderes do movimento, para que os impactos do ato no trânsito fossem minimizados.

Na ilha do Governador, dezenas de taxistas se concentraram na praia de são Bento. No local, eles gritaram palavras de ordem, fizeram um apitado e alguns até usaram nariz de palhaço. Havia cartazes nos veículos com dizeres como “taxista é profissão” e “fora uber”. No ponto, dois carros de som eram preparados para o ato.

Alguns taxistas atearam fogo em uma barricada próximo ao Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. Os bombeiros foram acionados, e a situação já foi resolvida. Segundo o Centro de Operações Rio (RIO), da prefeitura, o acesso ao terminal foi liberado às 6h05m, após sete minutos de interdição.

Outro incêndio foi registrado, às 5h58m, de acordo com o COR, na Rua Equador, próximo à saída da rodoviária. O problema foi solucionado às 6h29, de acordo com o Centro de Operações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!