Dr. Deodalto luta pela reabertura do CTI Pediátrico do Hospital Souza Aguiar

O concurso que o município fez há mais de 30 anos não está suprindo a necessidade atual, constatou o médico-deputado durante a visita

O concurso que o município fez há mais de 30 anos não está suprindo a necessidade atual, constatou o médico-deputado durante a visita

Ontem, o Deputado Dr. Deodalto (PTN), médico e vice-presidente da Comissão de Saúde da ALERJ, visitou o Hospital Municipal Souza Aguiar (HSA), no Centro da capital, para verificar as condições da instalação na qual deveria funcionar o Centro de Terapia Intensiva (CTI) pediátrico da unidade, fechado há mais de um ano. O parlamentar esteve na sala do CTI desativado e também visitou a área de emergência pediátrica que possui apenas dois leitos para verificar como é prestado, atualmente, o atendimento a pacientes.
A visita teria sido motivada por denúncias dando conta de crianças que sofrem acidentes, chegam no hospital pela emergência, são levadas para fazer cirurgia e, depois, não têm onde ficar.
Dr. Deodalto ressaltou a necessidade de realização de concurso público para repor os mais de 100 profissionais prestes a se aposentar. “O concurso que o município fez há mais de 30 anos não está suprindo a necessidade atual, e médicos estão indo para outros hospitais. O espaço está praticamente pronto, temos que mobilizar outras autoridades”, disse o parlamentar.
O CTI, que funcionava com seis leitos alugados, passou por obras pela última vez em novembro de 2014, para pintura, reforma de armários e manutenção da instalação elétrica e do ar-condicionado. No entanto, durante a visita, foram constatados infiltrações, paredes descascando, persianas velhas, quadro de escala de profissionais ainda não removido e condições inadequadas para a sala de repouso.
Segundo o diretor-geral do Hospital Souza Aguiar, Antônio Araújo, caiu o número de atendimentos pediátricos na unidade e faltam médicos para reabrir o CTI, mesmo após ter sido feito um chamamento público dirigido a pediatras de outras unidades. Ele informou que há ainda um acordo sendo preparado junto ao Ministério Público para o ingresso de uma Organização Social (OS) para gerir o HSA.

error: Conteúdo protegido !!