COLUNA ESPAÇO MOTOR por JOÃO MENDES – 22/08

Potente Subaru Forester XT Turbo
150821 V21

A Subaru na sua nova fase, aqui no Brasil, passou a ter produtos mais atuais, o estoque é de carros 2015 e até modelos 2016, o que não vinha acontecendo. Com isso as vendas melhoraram, os carros passaram a serem mais vistos nas ruas e consequentemente aumentou o interesse do público por informações dos seus modelos. Nesta edição eu comento minha experiência com o utilitário esportivo Forester 2.0 XT Turbo. O motor é um 2.0 Boxer (4 cilindros contrapostos) que desenvolve 240 cavalos de potência a 5.400 RPM com torque 35,7 kgfm. O câmbio é automático, CVT, chamado Lineartronic de oito velocidades, que podem ser trocadas manualmente através das borboletas no volante, e a tração possui sistema inteligente nominado Symmetrical AWD (4X4). Acelerando o Forester  XT fiquei impressionado pela arrancada e como o carro faz curva sem  inclinar, parece ter comportamento de um sedan, dando mais segurança e conforto. A suspensão também absorve bem as imperfeições do asfalto e a tração 4X4 entra em ação de acordo com a necessidade e assim é muito seguro andar em pisos mais escorregadios como areia, asfalto molhado e até sobre paralelepípedos. O carro mantém a segurança, conforto e desempenho em qualquer superfície. Conhecida pela sua robustez a marca Subaru se equiparou as melhores em tecnologia e sofisticação, o computador de bordo é completíssimo e monitora até a pressão no turbo, você pode conferir todos os parâmetros da viagem e todas as informações referentes a consumo e autonomia. Para conforto e praticidade a tampa do porta-malas tem acionamento elétrico e fecha apenas com um toque. São em couro os bancos, volante e manopla do câmbio, o banco do condutor tem comando elétrico de oito posições. O Forester 2.0 XT Turbo é o SUV top da marca no Brasil e tem preço sugerido de R$139.900, bom valor considerando a qualidade do carro e sua forte motorização que faz a diferença no caso do comprador querer blindar o carro. A Subaru no último ano dobrou suas vendas no Brasil e tem planos sólidos para continuar crescendo.

 

Fenômeno Honda Pop, agora 110
150821 V22

A Honda Pop é de um segmento chamado Cub que ocupa 9% do mercado e neste segmento ela possui 90% das vendas atingindo mais de 820 mil unidades comercializadas. Outro número importante é que 97% das vendas são nas regiões Norte, Nordeste e Central do País enquanto Sul e Sudeste, regiões mais ricas, só vendem 3% da produção do modelo. Por ser o produto mais barato vendido pela Honda e por ter mais da metade das suas vendas, 60%, realizadas a partir de consórcio, a Pop é o primeiro sonho de muita gente e a Honda melhora a versão 2016 pra ficar cada vez mais folgada na liderança.  O que era Pop 100 agora é Pop 110i, com novo desenho, novo motor com bloco de alumínio e injeção eletrônica de combustível,  agora com 7,9 cavalos, antes tinha 6,17 cv, portanto melhorou a performance mas com menor geração de poluentes e 8% de economia de combustível. O escapamento é novo com catalisador. O painel tem mais informações com luz que indica a entrada na reserva e luz que indica funcionamento da injeção eletrônica. O farol melhorou muito, esta 5 vezes melhor, e na traseira as setas agora estão separadas da lanterna traseira. Andando com a Pop 110i não é difícil perceber que o torque melhorou e  a arrancada esta mais poderosa, boa ciclística e freios que não comprometem. A Pop 110i sem dúvida tem mais qualidade que a concorrência, melhor acabamento e é encontrada nas cores preta, vermelha e branca por R$5.100, ou R$483 mais cara que a versão anterior, mas 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem, e 7 trocas de óleo grátis nas revisões programadas. A Pop 110i com todas as suas qualidades vai continuar dominando o segmento mantendo vantagem absurda.

 

Bueiros ou buracos

A qualidade das nossas ruas e estradas é alarmante e uma coisa que me impressiona é a incapacidade das concessionárias dos serviços públicos de colocarem seus bueiros completamente nivelados em relação ao asfalto da via. Quando se passa nesses bueiros com desníveis, as vezes absurdos, qualquer motorista sentado confortavelmente num carro já se irrita, imaginem um motociclista ? É de doer. Para a prova de ciclismo que aconteceu no Rio de Janeiro como evento teste das Olimpíadas, muitos bueiros foram nivelados colocando-se asfalto por cima, portanto escondendo o bueiro para amenizar o impacto das rodas das  bicicletas.
Depois da prova certamente vão retirar este asfalto e nós vamos continuar caindo nestes buracos ou seja não vai ter legado nenhum.

 

Concessionárias mudaram

Antes da liberação das importações no Governo do Presidente Fernando Collor, aliás uma das poucas coisas boas feitas no seu governo, uma concessionária de automóveis tinha mecânicos que poderiam vir de oficinas menores e que com meia dúzia de cursos entendiam tudo dos carros das marcas que comercializavam carros por aqui. Assim, um empresário com um bom capital e condições de atender as exigências das montadoras conseguia abrir uma concessionária. Agora, com tantos modelos e tanta tecnologia o investimento em uma concessionária passou a ter uma dimensão tão grande que só grupos fortes estão conseguindo operar.

error: Conteúdo protegido !!