22 de julho de 2024

Aos 90 anos, a artista plástica Hercilia Ribeiro da Silva lança uma exposição de suas obras na Galeria de Artes Fenig, no Centro de Nova Iguaçu. “O Jardim da Maturidade” mostra o movimento de uma pintora que encontrou na terceira idade o auge da sua expressão. Iniciativa da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, órgão da Prefeitura de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a exposição estará aberta à população gratuitamente a partir desta terça-feira (7), até o dia 28 de junho, na Galeria Fenig, que fica na rua Governador Portela, 812, 2º andar, no Centro de Nova Iguaçu.  O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Hercilia Ribeiro da Silva nasceu na Paraíba, em 1933, e teve uma infância humilde e “extremamente feliz’, ela destaca. Casou, criou 4 filhos e sempre foi uma admiradora das artes. Quando foi morar em Brasília, descobriu um projeto social que estimulou suas habilidades. Dos trabalhos manuais e das pinturas em tecido, a artista aperfeiçoou seus conhecimentos e se apaixonou pela pintura a óleo. Aos 72 anos, a descoberta dessa arte fez Hercilia explorar técnicas e desenvolver especialidades, entre elas, retratar a natureza e o corpo feminino.

Moradora do Jardim Alvorada, em Nova Iguaçu, Hercilia transmitiu essa sensibilidade para os filhos, entre eles, a artesã Monica Regina Luiz da Silva, falecida no ano passado, e que foi uma notável criadora de peças na técnica do biscuit, participante das feiras de artesanato da Fenig.  

A arte de Hercilia Ribeiro é agora destaque na Galeria de Artes Fenig. “Me sinto muito feliz e profundamente grata em poder continuar a realizar meus trabalhos em tela e ter a oportunidade de mostrar essa arte para mais pessoas, através da FENIG que é referência no desenvolvimento artístico e cultural”, destacou a artista.

Criada em 2019, a Galeria de Artes Fenig, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, recebe artistas visuais dos mais diferentes estilos, prestigiando a produção local e a divulgação dos trabalhos de veteranos e jovens talentos das artes. Todas as exposições têm entrada gratuita.