Preservar o meio ambiente não pode e nem deve ser trabalho apenas do poder público, mas sim tarefa das empresas, Ongs e sociedade em geral. É ter a consciência de utilizar os recursos naturais com equilíbrio, entender o valor da preservação ambiental, construindo um planeta que proporcione qualidade de vida para presentes e futuras gerações.
Com a finalidade de sensibilizar e propagar ações sustentáveis para crianças e adultos, municípios da Baixada Fluminense promovem várias ações para a Semana do Meio Ambiente. Plantio e distribuição de mudas, exposições de animais silvestres, fotografias, palestras, apresentações de música, filmes, vídeos, dança e capoeira, caminhada ecológica, trilhas interpretativas e oficinas de materiais recicláveis de brinquedos e fantoches fazem parte das atividades das cidades, através de Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde, Educação e Cultura, entre outras.
A série de eventos também é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A data, este ano recebeu da ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) o tema “Eficiência de recursos e consumo e produção sustentáveis no contexto da capacidade regenerativa do planeta”, devido à preocupação com a capacidade suporte da Terra.
Confira a programação dos municípios:
NOVA IGUAÇU
Hoje (30) – As comemorações em prol do meio ambiente já iniciaram nas escolas e neste sábado tem exposição de animais silvestres no Colégio Ser e Crescer (Colégio Equipe), do Centro. O evento, parceria da prefeitura com o Museu Nacional da UFRJ, acontece das 9h às 16h e contempla 30 exemplares da fauna silvestre atlântica entre mamíferos, répteis e insetos, através da “Exposição de Animais Silvestres”.
Segunda e terça-feira (1º e 2/06) – Exposição de Animais Silvestres e oficina de reaproveitamento de materiais recicláveis. As atividades serão realizadas das 10h às 15 h, no CTR Nova Iguaçu, em Adrianópolis e tem como público alvo alunos e a comunidade do bairro.
Quarta e sexta-feira (3 e 5/05) – Trilhas interpretativas, oficinas e plantio, das 9h às 12h. As ações, que irão acontecer no Campus Rural da Puc-Rio, em Tinguá e no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, são direcionados a alunos da rede municipal, além de crianças e adolescentes carentes da região.
9 de junho – Exposição de Animais Silvestres e oficina de fantoche. A partir das 14h, a ala pediátrica do Hospital da Posse será invadida pela equipe de Educação Ambiental, que irá ensinar as crianças hospitalizadas produzirem fantoches com material reciclável.
MESQUITA
Segunda-feira (1/06) – Oficinas de reciclagem e confecção de brinquedos para crianças da ONG Mundo Novo, na Chatuba e alunos de escolas municipais, às 8h e 14h. O evento Ecotécnica 1 e 2 acontece, às 8h na Praça do BNH e às 14h na Praça Edson Passos. São direcionados a estudantes e moradores do local. A “Amostra de curta-metragens”, será apresentada na Praça da Telemar, em Edson Passos, às 19h.
Terça-feira (2/06) – “Amostra de curta-metragens”, na Praça de Edson Passos, às 19h.
Quarta-feira (3/06) – Caminhada Ecológica c/ plantio de árvores, às 9h, no Bairro Coréia (perto do Rio Dona Eugênia). A “Amostra de curta-metragem”, será apresentado na Praça Brasil, na Coréia,às 19h.
SÃO JOÃO DE MERITI
As atividades são abertas ao público e os interessados em participar devem ligar para a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente no telefone 2651-2370 e confirmar presença.
Segunda-feira (1/06)- Abertura da Semana de Meio Ambiente na cidade, às 14h, no Auditório do Meriti Previ, em Jardim Meriti. Logo depois serão realizadas palestras às 14h30, 15h e 16h, com os respectivos temas e palestrantes: Recursos Hídricos e Políticas de Proteção/ Dr. Francisco Carrera – IEVA; Política Estadual de Resíduos Sólidos/ Polita Gonçalves – INEA; Licenciamento Ambiental/ Felipe Brasil.
Terça-feira (2/06) – No Horto Botânico Municipal (Rua Piracicaba, ao lado do Sítio Carioca, em Venda Velha) acontecerão durante a manhã ( 8h30 até 11h) e tarde (13h30 até 16h) as seguintes atividades: Tour no Horto, Oficina Ambiental, Plantio de Mudas e Capoeira
Quarta-feira (3/06) – No Morro da Aeronáutica (Rua Bartolomeu de Gusmão, antiga sede da Infraero, no Olavo Bilac) terá apresentações do Plano de Contingência e orquestra, além de plantio de mudas. As atividades serão das 8h às 11h. Na Praça da Matriz, no Centro de Meriti, será feito Plantio de Mudas e a programação ficará com alunos da rede municipal de ensino, das 13h30 às 16h.
JAPERI
Serão realizadas, entre 10h e 16h, as seguintes atividades: implantação de ponto de coleta resíduo de óleo de cozinha e material reciclável, exposição de fotografias de aves nativas da Mata Atlântica, distribuição de mudas de exemplares nativos da Mata Atlântica, agendamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), preenchimento de fichas de denúncias ambientais e solicitação de corte/poda de árvores.
Terça e quarta-feira (2 e 3 /06) – na Praça Olavo Bilac, centro de Engenheiro Pedreira
9 e 10 de junho – na Avenida Leni Ferreira – Centro de Japeri.
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Ainda na terça-feira (2) será exibido na Câmara Municipal de Japeri o curta/documentário “A história das coisas”. A sessão acontecerá durante a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA).
13 de junho – Segunda Caminhada na Natureza: Circuito Ponte Preta. Esta atividade faz parte do projeto Anda Japeri, uma parceria da prefeitura da cidade com o Instituto Kerigma Ambiental (IKA).
BELFORD ROXO
Quarta-feira (3/06) – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará uma cerimonia para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Alunos da Escola Municipal Irmã Maria Filomena Lopes Filhos, em Itaipu, visitarão o Centro de Ecologia e Cidadania de Tinguá, em Nova Iguaçu, através de projeto mantido em parceria com a Universidade PUC. Os alunos farão visita guiada pela mata atlântica e plantio de mudas de Ypê. A escola foi escolhida através de sorteio.
por Ana Paula Moresche (amoresche@jornalhoje.inf.br)