21 de julho de 2024

Campanha foi encerrada nesta sexta-feira, dia 22, com atividade na Avenida Presidente Costa e Silva, no Centro – Entre 18 e 22 de setembro, é comemorada a Semana Nacional de Trânsito. Para celebrar, a Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito se juntou à Subsecretaria Municipal de Cultura para promover ações educativas nas vias públicas do município. O local escolhido para o encerramento foi a Rua Paraná, na altura do número 1 – uma área de intenso fluxo de motoristas e pedestres. A atividade contou ainda com a trupe da Escola Municipal de Artes da Chatuba, conhecida também como Circo da Chatuba.

Intitulada “No Trânsito, Escolha a Vida”, a campanha conscientiza motoristas e pedestres sobre os cuidados a serem tomados no trânsito. Ela foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAM). As ações, na verdade, já acontecem desde janeiro, com temáticas diferentes a cada mês. Em setembro, além da própria Semana Nacional de Trânsito, a abordagem especial é do Setembro Amarelo, que fala sobre a prevenção do suicídio.

Rodrigo Cesário, chefe do setor de Educação para o Trânsito de Mesquita, além de conscientizar as população, também se arriscou no malabarismo. “Acredito que essa união entre a educação e a diversão torna tudo mais leve. Com isso, também conseguimos ganhar a atenção das pessoas. O nosso mascote foi criado justamente por causa dessa proposta: de tratar de assuntos mais complexos a partir de ações lúdicas”, ressalta Rodrigo. As intervenções da equipe nesta semana também passaram por ruas do Cosmorama, de Edson Passos e do Centro de Mesquita.
No trânsito, cada um tem o seu papel. Os pedestres precisam estar atentos aos semáforos e atravessar nas faixas de pedestres. Já os motoristas devem aplicar todos os conhecimentos que adquiriram na autoescola, além de serem gentis e empáticos. Afinal, os veículos maiores são responsáveis pela segurança dos menores, assim como os motoristas são dos não motorizados e, todos juntos, são dos pedestres”, explica Roberta Damasceno, subsecretária municipal de Transporte e Trânsito.