25 de julho de 2024

Espetáculo infantil do Grupo Código será apresentado com tradução em Libras nas cidades de Paracambi, São João de Meriti e Japeri – Com direção de Marcos Camelo e dramaturgia de Juliana França, o espetáculo Até (a)onde vão suas raízes? convida os espectadores a embarcarem em um enredo que fala principalmente sobre a importância do povo preto encontrar sua identidade, e como os guias podem ajudar nessa pesquisa. 

A busca pelas memórias de seus antepassados é o motor que movimenta a pequena Àìyà. A menina conta com a ajuda do mensageiro, o responsável pela comunicação entre o Orum e o Aye. O senhor do tempo: Exu. Exu é o seu guia nessa jornada. Exu confunde, anuveia, indica o caminho, prega peça, faz mágica, chora e ri junto com Àìyà. Nessa jornada através do tempo, a história é o pano de fundo. Do Brasil ao continente africano, Àìyà procura saber até onde suas raízes alcançam. 

O espetáculo terá apresentações gratuitas com intérprete de Libras nas seguintes datas e locais: segunda-feira (19), às 16h, na Casa Uivo, em Paracambi; terça-feira (20), às 16h, na Casa da Cultura da Baixada, em São João de Meriti; e quarta-feira (21), às 15h30 e às 17h30, no Espaço Cultural Código, em Japeri. O elenco da peça é composto por Átila Bee, Carol França e Nil Mendonça.   

Até (a)onde vão suas raízes? foi selecionada pelo edital Retomada Cultural RJ 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Informações: instagram.com/grupocodigo

SOBRE O GRUPO CÓDIGO 

O Grupo Código é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 2005 por jovens artistas e sediada na cidade de Japeri, na Baixada Fluminense. Seu trabalho é pautado por três eixos: companhia artística profissional, espaço cultural e oficinas de teatro para a comunidade. O Código é fruto do projeto Tempo Livre, do Sesc Rio, em parceria com o Grupo Nós do Morro. Além de artistas, os integrantes do grupo também tem seu histórico ligado à área da educação. 

FICHA TÉCNICA:

Direção: Marcos Camelo

Dramaturgia: Juliana França 

Interlocução artística: Tatiana Henrique

Direção musical e músicas: Adrielle Vieira

Elenco: Átila Bee, Carol França e Nil Mendonça

Vozes em off: Catarina Santos da Silva e Lenita Alves da Silva

Preparação corporal: Átila Bee

Figurino e cenografia: Higor Nery

Adereços: Sapa Orelhuda  

Iluminação: Jon Thomaz

Direção de produção: Maiana Santos

Produção executiva: Felippe Vaz 

Assistência de produção: Davi Silva e Junior Oliveira

Fotografia e produção audiovisual: Patrick Lima

Assessoria de imprensa: Alex Teixeira

Realização: Grupo Código 

SERVIÇO:

Até (a)onde vão suas raízes?

Data: Segunda-feira (19/12)

Local: Casa Uivo (Rua Farmacêutico Dilon Salgueiro – Beco do Cristiano, 320 – Centro, Paracambi)

Horário: 16h 

Data: Terça-feira (20/12)

Local: Casa da Cultura da Baixada (Rua Machado de Assis, s/n – Vilar dos Teles, São João de Meriti)

Horário: 16h 

Data: Quarta-feira (21/12)

Local: Espaço Cultural Código (Rua Davi, 37 – Nova Belém, Japeri)

Horários: 15h30 e 17h30

Informações: instagram.com/grupocodigo 

Duração: 50 min

Classificação indicativa: Livre

Grátis