Baixada fecha o ano de 2023 com saldo positivo de geração de empregos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Resultado de dezembro da plataforma Retratos Regionais, mostra crescimento de 34,4% na criação de novos postos de trabalho na região – A Região da Baixada Fluminense fechou o ano de 2023 com saldo de geração de emprego positivo. É o que mostra a última análise feita pela Firjan, por meio da plataforma Retratos Regionais.  Apesar do saldo negativo registrado nos municípios da região, no mês de dezembro de 2023, o resultado global do ano passado apresenta crescimento na comparação com 2022. Foram criados mais de 26,5 mil postos de trabalho, o que representa 34,4% a mais que o registrado em 2022.

Ao longo de 2023, as atividades que mais ofereceram oportunidade foram as relacionadas à Administração Pública, Defesa e Seguridade Social (+10.089); Serviços para Edifícios e Atividades Paisagísticas (+2.657); Serviços de Escritório e Apoio Administrativo (+2.290); Alimentação (+1.388); Serviços Especializados para a Construção (+1.117); e Seleção, Agenciamento e Locação de Mão-de-Obra (+1.116).

Duque de Caxias e as cidades vizinhas concentraram mais de 17,7 mil (58,6%) do total do número de novas vagas na região. O setor de Serviços (+14.232) foi o que mais empregou localmente, seguido pela Indústria e Construção (+2.193); e Comércio (+1.355). “Apesar do resultado de dezembro, ao longo do ano a região mostrou bom desempenho, o que manteve o saldo positivo e superior ao anterior. A região tem grande potencial para continuar crescendo, gerando empregos e o nosso trabalho será manter a atuação de apoio ao empresariado para o desenvolvimento dos negócios”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone.

“De fato, a região apresentou desempenho muito positivo ao longo de 2023, superando a geração de empregos do ano anterior. Além disso, é relevante destacar que esse desempenho positivo foi disseminado por praticamente toda a região, com 12 das 14 cidades encerrando o ano com um saldo positivo nas contratações”, destacou Camila Rocha, analista de Estudos Econômicos da Firjan.

O saldo nos 92 municípios do estado foi de 160.570 novas vagas. Assim como a análise regional, o setor de Serviços (+99.705) foi o que mais contratou em 2023, com as atividades relacionadas à Alimentação, Administração Pública e Atividades de Atenção à Saúde Humana se destacando como as principais contratantes.

O setor Industrial (+40.367), que contempla as indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, foi o segundo maior contratante no estado do Rio no ano passado. Os segmentos ligados à Construção foram os principais destaques, junto com Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos e Atividades de Apoio À Extração de Minerais.

O Comércio (+20.560) também registrou saldo positivo de contratações, com destaque para o Comércio Varejista de Hipermercados e Supermercados. A Agropecuária (-57), por outro lado, foi o único setor a encerrar o ano com saldo negativo. Do total de oportunidades registradas ao longo do ano no estado, 85,6% foram direcionadas para trabalhadores com Ensino Médio.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em painel setorial estão dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.

A plataforma pode ser acessada através deste link: https://bit.ly/2WunK6l.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!