Há 28 anos, em 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Em várias partes do Brasil e do Estado estão agendados eventos e atividades educativas, através de parceria entre o poder público e organizações nacionais e internacionais que atuam na área. Na Baixada Fluminense, municípios promovem esta semana palestras, orientações e distribuição de preservativos e panfletos informativos, além de encaminhamento para teste rápido de diagnóstico do vírus HIV no organismo.
Quem passar hoje pela Praça Expedicionário Eliaquim Batista, no Centro de Belford Roxo, poderá tirar dúvidas sobre as forma de contágio de doenças sexualmente transmissíveis. Segundo a prefeitura da cidade, uma ação de conscientização e prevenção contra a doença será promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Programa DST/AIDS, das 9h às 16h. “Será feita a distribuição de preservativos, panfletos informativos e o encaminhamento para o teste rápido que detecta se há presença do vírus HIV no organismo. Equipes de especialistas também estarão disponíveis para tirar todas as dúvidas da população”, informou a assessoria de Comunicação.
Em Duque de Caxias, a secretaria municipal de Saúde está mobilizando toda a cidade e tem a expectativa de ter grande redução no número de casos de AIDS na região. “As ações coordenadas pelo Programa DST/AIDS e Hepatites Virais irão se espalhar pelos quatro distritos do município, em sete pontos da cidade, para enfrentar o vírus HIV. Serão realizados testes rápidos para detecção da doença, distribuição de preservativos, de material informativo, palestras e exibição de filmes para a população”, explicou em nota a prefeitura.
De acordo com a prefeitura, até quinta-feira (4) os maiores esforços serão concentrados nas seis Unidades Pré-Hospitalares (UPH) do município e no trailer da Secretaria de Saúde, que estará estacionado na Avenida Duque de Caxias, ao lado da estação de trem da cidade, para a realização de testes rápidos. Além disso, 15 unidades do Programa Saúde da Família também terão programação voltada para o tema, com ênfase na prevenção da doença sexualmente transmissível. “Organizações da Sociedade Civil parceiras da secretaria municipal irã atuar em conjunto à equipe de profissionais para aumentar o número de pessoas atingidas pela ação, tudo para enfraquecer a AIDS em Duque de Caxias”, garantiu a gestão do poder municipal.
Em Mesquita, a Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual, promove hoje uma ação social na Praça da Telemar, no Centro da Cidade. O evento acontecerá a partir de 8h30 e serão oferecidos gratuitamente serviços de saúde e beleza, como por exemplo, orientação sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial e teste de glicose. Além disso, quem passar transitar pelo local poderá conferir apresentações culturais de artistas, que militam em defesa da diversidade sexual.
Hoje, em Japeri, também será promovida em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) a campanha ‘Fique Sabendo’. “O objetivo da ação é detectar de forma precoce o víru do HIV e alertar a população para os perigos existentes quando o preservativo não é utilizado, além de outras formas de contágio”. O evento conta com a colaboração de postos de gasolina do município, onde serão distribuídos gratuitamente preservativos à população.
Para o secretário interino de Saúde de Japeri, Dr. Humberto Motta, o conhecimento sobre a doença é importante. “A ação de conscientização vai acontecer no dia 1º de dezembro, mas as pessoas devem saber as consequências de contrair a doença o ano inteiro. A melhor forma de prevenir a AIDS é usando camisinha durante as relações sexuais, mas ainda é necessário se atentar para outras formas de contaminação como, não partilhar agulhas contaminadas e não passar por transfusões de sangue contaminado”, alertou Motta. A ação vai até quinta, das 8h às 16h.
“Mulheres, cotidiano, HIV” no Sylvio Monteiro
A cidade de Nova Iguaçu apresenta hoje, às 17h, o evento “Mulheres, cotidiano, HIV”. O projeto acontece no Espaço Cultural Sylvio Monteiro e tem como objetivo conscientizar o público sobre prevenção e preconceito. Um vernissage de fotografias revela que é possível ter uma vida normal, sendo uma pessoa soropositiva e desmistificar o fantasma do tratamento para quem é portador do vírus. Além disso, roda de debates e a música ao vivo da cantora Leila Dias fazem parte da programação. As fotografias são assinadas pela marca NKO do fotógrafo iguaçuano Neko Bermudes. O Espaço Cultural Sylvio Monteiro fica na Rua Getúlio Vargas, 58 – Centro de Nova Iguaçu. Entrada Franca.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)