Laboratório de programação de games para jovens em Mesquita

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Inaugurado dia 31, “GameLab” também proporcionará a integração e o letramento digital, além da introdução ao inglês

A definição de esporte mudou bastante com o tempo. Além das modalidades tradicionais, como futebol, vôlei e basquete, hoje se fala bastante em esportes eletrônicos, que já ocupam grandes espaços no cenário de competições. É com essa ideia que nasce uma das propostas mais inovadoras da área em Mesquita: o GameLab. A iniciativa consiste em uma sala completamente tecnológica e conectada, onde jovens das escolas da rede pública municipal terão a oportunidade de participar da integração digital, além de aprender sobre programação para a criação de jogos virtuais. O espaço foi inaugurado na tarde da última quinta-feira, dia 31 de outubro, na sede da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Na cerimônia de entrega, 15 alunos da rede puderam conhecer, em primeira mão, as instalações e explorar as possibilidades dos computadores.

O projeto é uma idealização da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esporte Eletrônico, a FERJEE, organização que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura digital e aos esportes eletrônicos. Ele foi possível graças à Lei de Incentivo ao Esporte, com o patrocínio da Light, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro. A ideia é que jovens de 8 a 15 anos de idade integrem cinco turmas, com aulas de uma hora de duração, cerca de quatro vezes na semana, ao longo de 12 meses. Os alunos serão introduzidos, aos poucos, no mundo digital. A começar pela ambientação das opções do computador, criação de e-mail e, enfim, passando para acesso aos games.

Ambiente qualificado

A sala está equipada com luzes de led e painéis decorativos, dispondo de 14 estações com computadores individuais, incluindo cadeira gamer e fone de ouvido com microfone, além de uma televisão onde será possível transmitir os jogos para toda a turma e videochamadas com outros jogadores. 

As inscrições para o curso deverão ser anunciadas em breve pela Prefeitura de Mesquita e, também, no site oficial da FERJEE (www.ferjee.org). As vagas serão limitadas e direcionadas especialmente aos jovens mesquitenses.

Game de Mesquita

Na ocasião, a equipe da FERJEE ainda apresentou um protótipo do jogo “Missão Mesquita”, que, futuramente, estará disponível para download. Ainda em fase de finalização, o game consiste em uma corrida pelas ruas e espaços da cidade, no qual o objetivo é desviar dos obstáculos e juntar livros. Ao final das partidas, é possível trocar esses livros por mais de 20 itens virtuais colecionáveis, como figuras e marcos históricos de Mesquita. Também há a possibilidade de colecionar “skins”, ou seja, elementos que alteram a aparência das personagens. Foto: Luan de Brito

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!