Nova Iguaçu qualifica profissionais do Samu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A capacitação foi para aperfeiçoar as técnicas do atendimento ao paciente politraumatizado
A capacitação foi para aperfeiçoar as técnicas do atendimento ao paciente politraumatizado

Enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores que trabalham no Samu de Nova Iguaçu participaram do curso de Atendimento Pré-hospitalar ao Traumatizado. O curso faz parte da programação de atividades realizadas pelo Núcleo de Educação Permanente da SAMU (NEP) e tem como objetivo aperfeiçoar as técnicas do atendimento ao paciente. A capacitação aconteceu nos dias 6 e 7 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante a capacitação o médico André Quintanilha e o enfermeiro Vander Oliveira, ambos instrutores do NEP, ensinaram, entre outras técnicas, como fazer a imobilização de todos os membros do corpo, a acomodação correta na prancha, os procedimentos em caso de desabamento e a avaliação do paciente de acordo com o grau do trauma. A simulação dos atendimentos foi feita com bonecos e alunos.
Os profissionais do Samu, de diferentes áreas, participam de cursos, oficinas e simulações pelo menos duas vezes por mês. “Precisamos que os profissionais estejam cada vez mais qualificados para melhor atender a população”, destacou o secretário de Saúde, Emerson Trindade.
“A formação continuada é importante para a qualificação do profissional. Não podemos perder estas oportunidades, a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu está capacitando toda a equipe. Além disso, precisamos nos preparar porque são comuns as ocorrências de pacientes com trauma. Normalmente são vítimas de acidente de trânsito ou queda”, destacou o enfermeiro Wallace Falheiros.

A procura pelos serviços do Samu aumenta a cada ano. “Graças a novas ambulâncias, a qualidade do atendimento e a gestão eficiente atualmente temos uma realidade bem diferente da encontrada em 2012. O crescimento no número de ocorrências foi de mais de 700%”, acrescentou o secretário. Em 2012 foram realizados 1.421 resgates.  No ano seguinte este número saltou para 5.514. Em 2014 o Samu atendeu 8.553 pacientes e em 2015 cerca de 10.400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!