O diretor de Ensino e Instrução da secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Mesquita, Marlon Araújo, e o instrutor voluntário Reinaldo Neves participaram nesta sexta-feira, dia 29 de maio, de mais uma palestra sobre primeiros socorros. Funcionários do setor administrativo da Escola Técnica Microlins, no Centro da cidade, assistiram a vídeos e demonstrações práticas sobre como proceder em situações de emergência até que o socorro especializado chegue ao local.
Reinaldo, que também é enfermeiro e professor de Biologia, contou que todos os dias pessoas dão entradas nos postos, hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já sem vida por não terem sido socorridas rapidamente por familiares ou pessoas próximas. “Procedimentos simples, como massagens cardíacas e manobras para desengasgo de crianças e adultos, fazem a diferença entre a vida e a morte e precisam fazer parte do nosso dia a dia”, explicou o instrutor voluntário da Defesa Civil.
Marlon, que serviu de modelo para as demonstrações práticas, ressaltou que já existe um projeto para incluir o ensino dos primeiros socorros no currículo escolar da rede municipal. “É uma coisa que deveria ser ensinada desde pequeno para que todos soubessem os procedimentos”, destacou. A dupla apresenta vídeos sobre acidentes com choque, parada cardíaca e afogamentos. São realizadas visitas a escolas, creches, Centros de Referência e Assistência Social ( Cras) e associações de moradores para esclarecer as pessoas sobre os cuidados básicos que evitam morte, incêndios e acidentes domésticos, em um projeto iniciado no início do atual governo.
Para a coordenadora pedagógica da Microlins, Valéria Braga, a palestra é super importante não só porque os funcionários lidam com crianças e adultos de diferentes faixas etárias, como também pela inclusão de alunos portadores de necessidades especiais nas turmas regulares. “Precisamos saber como proceder diante de qualquer situação que traga risco aos nossos alunos e, sobretudo, aprender a manter a calma”, relatou.