11 de setembro de 2024
Evento, que já entrou para o calendário oficial da cidade, levou uma multidão ao Paço Municipal Foto: Maicon Ferraz
Evento, que já entrou para o calendário oficial da cidade, levou uma multidão ao Paço Municipal
Foto: Maicon Ferraz

Cerca de seis mil pessoas participaram da 7ª Parada da Diversidade LGBT de Mesquita, promovida pela Secretaria de Governo, por intermédio da Coordenadoria da Diversidade Sexual, realizada no domingo (28). Com o tema “Mesquita Mais Colorido e Sem Homofobia”, a festa teve início às 14h, em frente à Estação de Juscelino, onde os participantes desfilaram com fantasias e dançaram ao som do trio elétrico.
A novidade desse ano ficou por conta do ato ecumênico promovido elo coordenador da Diversidade Sexual, Manoel Ferreira, o Neno, que contou com uma palestra do advogado Bruno Cândido sobre o extermínio de jovens negros.
“Estamos comemorando conquistas a cada ano e o crescimento do nosso movimento, que já virou marca registrada no calendário de eventos da cidade. Hoje temos leis que punem judicialmente quem discriminar homossexuais em estabelecimentos públicos e isso é mais uma conquista da classe que luta por igualdade e respeito”, destacou Neno.
Como todo ano, personalidades do mundo artístico marcaram presença na parada gay como a madrinha do evento, atriz Alessandra Matos, Regina Celi, Mulher Banana, Garota X, Mc Serginho, Grupo Gloss, Mc Pedrinho e o ator Serginho Hondjakoff, entre outros.

Participantes levantaram a bandeira contra o preconceito Foto: Maicon Ferraz
Participantes levantaram a bandeira contra o preconceito
Foto: Maicon Ferraz

Os participantes percorreram cerca de dois quilômetros acompanhando o trio elétrico até chegar ao Paço Municipal, onde a festa prosseguiu até de madrugada. Neno ressaltou o avanço que significa para os homossexuais, o respeito do governo atual com o ser humano, independente de preferência sexual, cor ou posição social. O subsecretário de Cultura, Douglas Mucciolo, disse que a passeata é mais um exemplo de cidadania que a cidade vem dando ao longo dos anos. “Viva Mesquita livre do preconceito e com igualdade para todos”, disse. Já o representante da secretaria de Governo, Thiago Álvaro, falou da importância da administração em respeitar a diversidade.
As secretarias de Educação, Cultura, Esportes, Turismo e Lazer; de Segurança Pública; de Transportes e Trânsito e Ordem Pública e de Meio Ambiente e Defesa Civil também participaram da organização do evento, assim como a Coordenadoria da Juventude, comandada por Paulo Vitor.