A mulher tem ação efetiva em todos os segmentos da sociedade. Na política, a classe feminina aumenta a cada dia seu espaço. Discutir as conquistas, avanços e os novos caminhos para um maior engajamento das mulheres neste cenário no país foi o objetivo do II Grande Encontro de Mulheres na Baixada. O evento, que também comemorou 84 anos da conquista do voto feminino no Brasil, reuniu mais de cem mulheres e autoridades públicas da região e do Rio, na Praça da Telemar, Centro de Mesquita, ontem.
Realizado pela Prefeitura de Mesquita, através da coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, o evento foi intitulado “Mais Mulheres na Política”. Entre as autoridades presentes estava a deputada estadual Daniele Guerreiro, e vice-presidente da Comissão de Empoderamento das Mulheres na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). De acordo com a parlamentar, graças às conquistas como o direito de voto, há mais de oito décadas, ela hoje representa sua cidade na Alerj. “Tenho muito orgulho disso e luto a cada dia por projetos voltados para as mulheres. O mais recente será discutido dia 8 pela bancada feminina da Alerj e prevê que o Estado forneça repelentes para as mulheres grávidas”, disse a deputada lembrando ainda o projeto de criação do Centro de Atendimento a Autores de Violência, que trata autores de atos violentos e que vem obtendo grande êxito na recuperação, já que apenas 2% voltam a cometer violência.
Várias autoridades enfatizaram a pouca representatividade feminina nos espaços de poder, mostrando estatísticas, onde o Brasil aparece muito abaixo do ideal comparado ao Haiti, enquanto países como a Bolívia já conseguiram equiparar o número de mulheres ao de homens no setor. O evento conduzido pelo responsável pelas coordenadorias da cidade, Paulo Vitor Queiroz, foi organizado pela coordenadora de Mobilização Social e governamental, Elisete Barroso, com apoio de toda a coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, comandada por Sônia Lopes.
Também estiveram presentes a deputada Martha Rocha, a secretária de Políticas para Mulheres do Rio, Ana Rocha, a conselheira Dilcéia Quintela, as vereadoras Cris Gêmeas e Adna Louzada, a subcoordenadora da Diversidade Sexual de Mesquita, Marisa Justino, a presidente do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Tânia Almeida, a representante do Conselho de Mulheres da OAB, Erica Brito e várias autoridades engajadas na luta pelo empoderamento da mulher na sociedade.