22 de julho de 2024

Clássico do teatro infantil, Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado, recebe uma caprichada adaptação da prestigiada Cia PeQuod Teatro de Animação, dirigida por Miguel Vellinho. O público é convidado a dar asas à imaginação para acompanhar a aventura do fantasminha que morre de medo de gente. A história é toda realizada, pela primeira vez, com bonecos inspirados em mangás e animes infantis. Essa atmosfera está em cenários, sonoplastia e efeitos especiais.

Escrita há 69 anos, quando também teve sua primeira estreia, Pluft, o fantasminha está sendo apresentada em unidades do Sesc Rio de Janeiro, dentro do Projeto Sesc Pulsar. A montagem infanto-juvenil chega ao Sesc Niterói neste sábado dia 18 de maio. No domingo, será no Sesc Nova Iguaçu.D

Depois, Barra Mansa (02/6), São Gonçalo (09/6), e Valença (22/6).

Prestes a completar 150 apresentações (estreou em 2022), a encenação buscou inspiração na cultura oriental para contar a história do fantasma mais famoso do teatro brasileiro. Ganhou os prêmios APCA em São Paulo e CBTIJ no Rio de Janeiro.A  princesa Mononoke, Ponyo e Meu amigo Tororo são referências presentes na estética dos cenários e na principal técnica da animação utilizada, oriunda do Bunraku japonês. 

Recursos especiais de iluminação via Wi-Fi, desenvolvidos pelo iluminador Maurício Fuziyama são de tirar o fôlego da plateia nas cenas de lutas entre o Pirata Cara de Mau e a menina Maribel, amiga de Pluft. 

Companhia carioca com 25 anos de atuação que se dedica ao teatro de animação, a PeQuod aposta na interseção de linguagens como um de seus diferenciais. Desde sua fundação, vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para o desenvolvimento da linguagem do Teatro de Animação, refletindo uma aproximação entre o Cinema, a Performance, a Dança e a Cultura pop contemporânea.


Sinopse: Inspirada pela estética dos animes e mangás, “Pluft, o fantasminha” vive uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau. Esse encontro inusitado dá ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo.

Ficha Técnica: Texto Maria Clara Machado | Dramaturgia e adaptação Cia PeQuod – Teatro de animação | Direção Miguel Vellinho |

Elenco Bárbara Abi Rihan, Caio Passos, Liliane Xavier, Márcio Nascimento, Mariana Fausto, Marise Nogueira e Raquel Botafogo |

Pluft, o fantasminha – Cia PeQuod Teatro de Animação

Classificação: livre | Duração: 45 minutos 

Ingressos: R$ 10 e R$ 5

19/05 | Sesc Nova Iguaçu | Teatro | 16h

Rua Dom Adriano Hipolito, 10 – Moquetá, Nova Iguaçu – RJ, 26285-330

Fotos: Renato Mangolin