A estatística de morte de policiais militares no Estado do Rio continua crescendo este ano de forma avassaladora. Mais um PM foi assassinado na Baixada Fluminense na noite da última quinta-feira (19). O crime aconteceu durante uma tentativa de assalto a uma padaria em Japeri. O subtenente João Máximo Guimarães, de 52 anos, trabalhava no Departamento Geral de Pessoal da PM. Segundo a polícia, ele estava próximo a uma padaria, no momento em que percebeu a movimentação dos bandidos e reagiu. João foi o 12° policial morto este ano.
Na troca de tiros, ele foi atingido. O PM ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).
Segundo informações de populares, o policial chegava à padaria, quando percebeu que o estabelecimento estava sendo assaltado por quatro criminosos. Ele teria sacado sua arma e atirado nos bandidos, mas foi alvejado. Há informações, ainda não confirmadas, de que os bandidos seriam da comunidade de Santa Amélia, em Engenheiro Pedreira.
Na quarta (18), o cabo Cosme Rodrigues Souza Júnior, de 32 anos, morreu após ser baleado em um confronto próximo ao Shopping Guadalupe, na Zona Norte. O policial foi baleado por volta das 20h30, em uma troca de tiros entre o PM e seis criminosos armados que tentaram roubar uma joalheria do local.
No tiroteio, o PM foi atingido na cabeça. Ele estava há 8 anos na corporação e deixou esposa e filha. Apenas nos 20 primeiros dias de 2017, 12 policiais já foram mortos por criminosos na Região Metropolitana do Rio.