21 de julho de 2024

Há 25 anos sem abastecimento regular, residências, postos de saúde e escolas municipais recebem água nas torneiras e chuveiros – Vidas transformadas por meio do saneamento se tornam realidade por toda Baixada Fluminense. Melhorias no abastecimento estão acontecendo por vários bairros de Queimados. Residências, postos de saúde e escolas municipais receberam obras de interligação de rede que garantem o fornecimento de água regular, tratada e de qualidade para mais de três mil pessoas dos bairros Santa Rosa e Centro.

Jorge Luiz Borges Ferreira, de 52 anos, que trabalha como vigia e é presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Rosa, já começou a ver a realidade mudar na sua região.

“Antes de ser presidente da Associação, sou um morador que também sofria há anos com o abastecimento irregular no meu bairro. Em algumas ruas, a água chegava sem pressão, em outras, não tínhamos ideia de quando a água cairia nas torneiras. Muitas pessoas que moram aqui há 25 anos nunca tiveram acesso à água de forma regular. Estamos muito satisfeitos com o serviço prestado pela empresa, porque quando entrei em contato, fui muito bem atendido e prontamente vieram analisar e resolver a situação do meu bairro”, disse o morador entusiasmado.

Após a interligação realizada em uma das vias principais do bairro Santa Rosa, o abastecimento passou a se tornar regular para cerca de 2.500 moradores da localidade, além do Posto de Saúde Maria de Lourdes Campelo e da Escola Municipal Waldick Cunegundes Pereira, que atende mais de 220 crianças diariamente, nos turnos manhã e tarde.

O Centro de Queimados também recebeu obras de interligação, levando água para centenas de moradores. “A intervenção que realizamos na Rua Itaiococa está beneficiando cerca de 300 munícipes, além do Centro Educacional Manoel João e do abrigo de idosos Lar O Bom Samaritano, em Vila Nascente, com a garantia de abastecimento para outras 150 pessoas. Estamos trabalhando empenhados em mudar a realidade dos moradores que sofrem, infelizmente, nos dias de hoje, com a falta de abastecimento local”, explicou o coordenador Operacional, Alexandre Mendes.

Água para todos

Felipe Esteves, diretor executivo da Águas do Rio com atuação na Baixada Fluminense, ressaltou que o trabalho realizado pela concessionária, neste primeiro ano de concessão, está mudando as vidas de milhares de pessoas em Queimados.

“Iniciamos nossa operação realizando um bom trabalho no Parque Olimpo, assentando novas redes e levando água para mais de três mil pessoas que não tinham abastecimento local. Levar dignidade, saúde e bem-estar é a principal meta da empresa. Mas não paramos por aí, avançamos com obras de interligação e novas ligações de água para diversos bairros da cidade. Completamos um ano de concessão e sabemos o quanto ainda temos que evoluir no saneamento. Mas fico feliz em perceber pelos resultados apresentados e, através dos depoimentos dos próprios moradores, que estamos no caminho certo”, finalizou o diretor.