22 de julho de 2024

Senac RJ oferece 90 vagas gratuitas para o Portal do Futuro em São João de Meriti e Duque de Caxias. O programa de transformação social promove a inserção de jovens de 16 a 21 anos no mercado de trabalho por meio de capacitação profissional e orientação comportamental. As inscrições estão abertas até 14 de abril.

Em Duque de Caxias, serão oferecidas duas turmas, com 30 alunos cada, dos cursos de Assistente Administrativo e Estoquista. As turmas acontecem na unidade do Senac RJ no município (Av. Brigadeiro Lima e Silva, 764 – Bairro 25 de Agosto), com início em 26 de abril. As inscrições devem ser feitas pelo site http://portaldofuturo.rj.senac.br/, onde também podem ser obtidas mais informações.   

Já em São João de Meriti, o curso oferecido é Assistente Administrativo, com início no dia 25 de abril. As aulas serão ministradas no espaço parceiro “Casa da Cultura” (Rua Machado de Assis, lote 12 quadra 84 – Praça da Bandeira – São João de Meriti). As inscrições são presenciais e devem ser feitas no local.   

“O Portal do Futuro me ajudou muito, principalmente nesse período difícil que foi a pandemia. Poder voltar para uma sala de aula e conhecer novas pessoas foi ótimo. Cada dia era algo diferente, alguns dias bem intensos. Novas aulas, projetos e um novo método de ensino que eu não conhecia – o aprender fazendo do Senac RJ. Levarei os momentos que passei no curso para vida, as dicas e o aprendizado em sala de aula me ajudaram a sair da zona de conforto, me trouxeram novas oportunidades, me fizeram pensar ainda mais no meu futuro e na minha carreira profissional. Sou uma pessoa bem quieta, observadora e de poucas palavras, mas no Portal eu consegui me desenvolver e aprender sobre a vida profissional. Foi a partir do programa que hoje sou Jovem Aprendiz. Graças ao curso consegui meu primeiro emprego”, afirma a ex-aluna do Portal do Futuro de Nova Iguaçu, Emilly Mirelle Morais. 

Portal do Futuro é um dos programas de Responsabilidade Social do Senac RJ e atua junto ao jovem para transformá-lo tanto no convívio social quanto prepará-lo para a vida profissional. Na primeira fase, atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro. Na etapa seguinte, o foco são os direitos, deveres e o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem.  Ao concluir a última fase do programa, os jovens recebem 160 horas de qualificação profissional nas áreas de Gestão e Hospitalidade. Por fim, o aluno passa por 28 horas em empresas parceiras do Senac RJ, para vivenciar o cotidiano de trabalho.  

Além da idade entre 16 e 21 anos, é preciso cursar pelo menos o 1º ano do Ensino Médio e ter renda familiar per capita de no máximo dois salários mínimos, para ser admitido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). Para o processo seletivo, os candidatos selecionados devem apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Menores de 18 anos devem se apresentar com a documentação e estar acompanhados de um responsável.