21 de julho de 2024

Artistas e equipes técnicas residentes e ou que comprovem vivência e produção artística nos municípios da região podem inscrever propostas de 8 de agosto a 11 de setembro – O Sesc RJ lançou um edital por meio do qual irá selecionar atrações para a programação do projeto Baixada em Foco 2024, que vai ocorrer nas unidades de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti. A iniciativa vai destinar R$ 300 mil para produções culturais da região, que engloba 13 municípios do estado. As inscrições devem ser realizadas de 8 de agosto até às 17 horas do dia 11 de setembro, no site sescrio.org.br/edital-de-cultura-sesc-rj

Podem participar artistas e equipes técnicas residentes ou que comprovem vivência e produção artística nos municípios da Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica. 

As linguagens contempladas no Edital de Cultura Sesc RJ – Baixada em Foco são artes cênicas (circo, dança e teatro), artes visuais (exposição e intervenção em grafite), audiovisual (licenciamento e produção de curta-metragem), literatura (apresentação literária e lançamento de livro) e música (apresentação musical). O resultado será divulgado no dia 21 de novembro.  

Realizado pelas unidades do Sesc RJ em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, o Baixada em Foco vai acontecer de 1º a 30 de abril de 2024, com uma extensa programação em comemoração ao Dia da Baixada Fluminense, celebrado em 30 de abril. A programação abrange música, artes cênicas, esportes, cursos e oficinas, entre outras atividades para toda a família. 

Com o Baixada em Foco, o Sesc RJ celebra os inúmeros valores da região, propondo um diálogo com sua sociedade a partir da própria história, memória e valores. As atividades desenvolvidas buscam reconhecer o vasto patrimônio de valores naturais, culturais, históricos, econômicos, humanos e sociais da região, resultado do encontro de diferentes grupos étnicos, o que reflete a grande potencialidade artística e social da Baixada Fluminense.