22 de julho de 2024

Maior circuito literário nacional, o projeto Arte da Palavra vai promover debates, oficinas e apresentações literárias, de 10 de abril a 16 de maio, em Nova Iguaçu, Caxias e São João de Meriti – As unidades do Sesc na Baixada Fluminense vão receber, de 12 de abril a 14 de maio, o projeto Arte da Palavra, o maior circuito literário do país, organizado pela Rede Sesc de Literatura, com autores de todas as regiões brasileiras. A iniciativa promove a literatura contemporânea e a cadeia do livro através de debates, oficinas e apresentações literárias, aproximando leitores fluminenses de escritores que vêm despontando na arte da escrita. A entrada é gratuita.

O circuito com autores promoverá, em abril, encontros da escritora Ezter Liu (PE), primeira mulher a vencer o título máximo do Prêmio Pernambuco de Literatura, com poeta indígena Sony Fersek (RR). Autor do livro “Terra nos cabelos”, que levou o Prêmio Sesc de Literatura 2020 na categoria conto, Tônio Caetano (RS) vai discutir a escrita como lugar com Roberta Tavares, poetisa e historiadora quilombola residente em Belém. Cida Pedrosa (PE), vencedora dos prêmios Jabuti e APCA, tem encontros com a escritora Atena Beauvoir (RS).

Em maio, o quadrinista maranhense Iramir Alves Araújo vai participar de debates com poetisa e cordelista Negra Áurea (AP). A escritora e roteiristas Simone Campos (RJ) com a escritora e tradutora Julia Raiz (PR) vão encerrar o circuito autores. As conversas serão mediadas por nomes como Simone Ricco, Vagner Amaro, Tom Grito, Valu e Natasha Félix. Veja a programação por unidades abaixo.

Além dos encontros com autores, o público poderá ainda participar, em maio, de oficinas de criação literária com contadora de histórias cuiabana Alice Oliveira. As atividades vão acontecer nas unidades de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João de Meriti.

Mais sobre o projeto

Criado em 2017, o projeto Arte da Palavra faz a literatura circular o país, alcançando leitores e valorizando a obra de escritores brasileiros. A iniciativa conta com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, contemplando diversas manifestações literárias. Além disso, na vertente educativa, é oferecido um terceiro circuito, de reflexão e criação literária, que promove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias.

PROGRAMAÇÃO NAS UNIDADES SESC RJ NA BAIXADA

Circuito de Autores

Ezter Liu (PE) e Sony Fersek (RR) – mediação Simone Ricco 

12/4 – Duque de Caxias (Rua General Argolo, 47 – Centro), às 15h

Tonio Caetano (RS) e Roberta Tavares (PA) – mediação Vagner Amaro

12/4 – São João de Meriti (Av. Automóvel Clube, 66 – Centro), às 15h

Cida Pedrosa (PE) e Atena Beauvoir (RS) – mediação Tom Grito 

25/4 – Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá), às 15h

Iramir Alves Araújo (MA) e Negra Áurea (AP) – mediação Valu 

7/5 – Duque de Caxias (Rua General Argolo, 47 – Centro), às 14h

9/5 – São João de Meriti (Av. Automóvel Clube, 66 – Centro), às 15h

Simone Campos (RJ) e Julia Raiz (PR) – mediação Natasha Félix

14/5 – Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá), às 15h

Circuito de Criação Literária

Alicce Oliveira (MT)

9 e 10/5 – Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipolito, 10 – Moquetá)