Furto de energia
Em mais uma operação de combate ao furto de energia, a Light identificou ontem 692 irregularidades no consumo de residências e estabelecimentos comerciais em Duque de Caxias. A empresa inspecionou 1018 locais e verificou que a cada 100 clientes, 68 possuíam algum tipo de irregularidade. Além de inspeções diárias para regularizar fraudes em toda a sua área de concessão, a Light também organiza mega-operações, como a de ontem para combater o furto de energia. Em Duque de Caxias, esta é a terceira vez que a companhia realiza uma ação deste porte no município, somente em 2017: Em 17/02, foram identificadas 1.239 irregularidades, o que representa 80% das inspeções realizadas na data; no dia 24/03, técnicos da concessionária encontraram 1.060 irregularidades (81% das inspeções realizadas na ocasião).
O Superintendente de Recuperação de Energia da Light, Rainílton Andrade, afirma que as ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”, sobrecarregam a rede de distribuição da Light e provocam interrupções do fornecimento:
“O maior número de ocorrências de falta de luz é registrado justamente nas regiões onde se furta mais energia, como a Baixada Fluminense e as Zonas Oeste e Norte, no Rio de Janeiro. A Light atua fortemente no combate à esta prática ilegal, mas a população precisa se conscientizar que trata-se de um crime que pode causar acidentes fatais e prejuízos no serviço da empresa”, explica Andrade.
Durante a operação de ontem, uma Agência Móvel da empresa prestou serviços comerciais aos moradores e realizou solicitações de pedido de ligação nova, segunda via de conta, análise de contas, vistorias técnicas, parcelamento de débitos, transferência de titularidade, encerramento de contrato, entre outros.
Carro de prefeito recuperado
O carro do prefeito de São Gonçalo, o médico José Luiz Nanci (PPS), foi usado em roubos durante a noite desta quinta-feira, após o político sofrer uma tentativa de assalto e ter o veículo levado pelos criminosos. Na ocasião, homens armados o abordaram perto da Avenida Presidente Kennedy enquanto ele voltava para casa.
De acordo com a Prefeitura do Município, na manhã de ontem, o serviço de inteligência da Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Guarda Municipal, conseguiram localizar o carro abandonado, na Rua Aldeia de Matos, no bairro Guaxindiba. Os agentes encontraram — além dos pertences do prefeito e de seu assessor — vários pertences de supostas outras vítimas.